Pesquise a sua casa passo a passo

SIGA OS SEGUINTES PASSOS PARA OBTER O SEU RELATÓRIO DE VALOR IMOBILIÁRIO

  • 1 Preencha o formulário abaixo com os dados do fogo cujo valor/renda pretende determinar.
  • 2 Confirme antes de submeter o formulário.
  • 3 Preencha os campos com os seus dados de contacto.
  • 4 Proceda ao pagamento eletrónico do serviço. Cada Relatório tem um preço de 30,00€.
  • 5 Os dados do imóvel serão reportados à Confidencial Imobiliário (Ci) que em 24 horas* devolve um relatório por via eletrónica. Antes de serem enviados, os resultados são validados por um técnico da Ci, recorrendo à análise estatística do mercado / tipologia selecionados.
  • * No caso de pedidos realizados aos sábados, domingos ou feriados, ou após as 18h00, as 24 horas contam-se a partir das 9h00 do 1º dia útil seguinte.

Notícia

Alojamento local regista aumento de preços

O valor médio anual das diárias no Alojamento Local subiu no primeiro semestre do ano 4,6% no Centro Histórico de Lisboa e 0,3% no Centro Histórico do Porto, face ao semestre anterior.

Índice de Preços no Alojamento Local mede variação da diária cobrada

Estes são os primeiros resultados no novo Índice de Preços no Alojamento Local (IAL.Ci) apurado pela Confidencial Imobiliário, o qual incide sobre os centros históricos de Lisboa e Porto. O novo índice é igualmente apurado para Barcelona, um dos principais destinos turísticos europeus e benchmark neste mercado para as duas cidades portuguesas.

O novo IAL.Ci acompanha um painel significativo de unidades de alojamento ao longo do tempo, monitorizando a média anual do valor das diárias para diferentes momentos de estada ao longo do ano. A metodologia permite cobrir em cada consulta todo o ciclo turístico, fazendo com que os dados não reflitam o efeito da sazonalidade ao medir a variação dos preços para momentos equiparáveis. O índice cobre os centros históricos de Lisboa e Porto, medindo a variação do nível de valor cobrado por noite (diárias) nesse mercado.

No caso da cidade espanhola, o valor médio anual no alojamento local apresentou uma subida de 5,8% no primeiro semestre deste ano. Decompondo este resultado por trimestres, foi o segundo (aumento de 5,0%) que mais contribuiu para a subida semestral, já que no primeiro trimestre a evolução, apesar de positiva, foi muito ténue.

Também os mercados de Lisboa e Porto mostram um resultado semestral influenciado por dois ciclos de variação trimestral com comportamentos diferentes. Em ambos os casos, no primeiro trimestre as diárias médias anuais no alojamento local desceram face ao trimestre anterior, com quebras de 3,0% no caso de Lisboa e de 4,6% no caso do Porto. Já no segundo trimestre, a diária média anual apresentou um acréscimo que mais que compensou as perdas anteriores. No caso de Lisboa, a subida trimestral foi de 7,8% e no caso do Porto foi de 5,1%, influenciando positivamente a evolução semestral.

Para Ricardo Guimarães, diretor da Ci, “é vital para as cidades de Lisboa e Porto acompanharem este índice, pois a evolução do mercado do alojamento local será sempre ditada pela rentabilidade e expetativas dos operadores. Ao medir a variação do nível de valor cobrado, este índice permite também sinalizar a variação no rendimento esperado pelos operadores deste tipo de alojamento”.