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Notícia

Century 21: nova imagem de marca centra-se nas pessoas

Pela primeira vez em 47 anos, a Century 21 vai assumir uma nova identidade corporativa em todas as geografias onde opera, adotando um novo design mais contemporâneo e sofisticado

A marca pretendeu reinventar a sua imagem icónica tornando-a “ainda mais forte, atrativa e marcante”. Tem um novo logotipo em caixa alta, onde o preto e o amarelo dão lugar ao dourado e ao cinzento. A nova imagem de marca Century 21 foi criada e desenvolvida pela MullenLowe.

Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal, afirma estar entusiasmado com a nova identidade corporativa da marca. “Com o rebranding, a empresa assume uma nova imagem, mas também um novo compromisso: desafiar a medianidade e proporcionar aos consumidores experiências extraordinárias. A marca Century 21 acompanha a evolução contínua do mercado e antecipa os novos caminhos a percorrer, para se diferenciar, inovar e melhorar”.

Ao Público Imobiliário o executivo diz mesmo que “mais do que uma evolução, é uma revolução”. A estrutura da Century 21 Portugal faz parte do conselho consultivo da marca, que assim testemunhou este processo que tem vindo a ser preparado há cinco anos. “Este processo não tem a ver apenas com a mudança de imagem da marca. Faz parte de toda uma transformação da marca a nível mundial, mas também do setor, o mercado, a própria sociedade tem evoluído de forma bastante rápida, nomeadamente a mediação imobiliária em particular, e nós temos de acompanhar essa tendência”.



As novas tecnologias e a mediação

A grande questão ou desafio, segundo Ricardo Sousa, é perceber como a mediação imobiliária, o mediador, o agente ou consultor imobiliário irão continuar a ser relevantes no futuro para os clientes. "Estamos num processo de digitalização da economia e é preciso analisar a forma como podemos utilizar as novas tecnologias e a digitalização para sermos mais relevantes e fornecermos um serviço de maior qualidade aos clientes". Ricardo Sousa diz ainda que esta mudança de imagem, "mais do que a alteração dos logos, dos símbolos e das cores, é tomar uma posição no mercado. É transmitir esta mudança de perspetiva da marca, na mesma lógica da digitalização, um maior foco nas pessoas, nas suas necessidades e preocupações".

Assim, esta mudança, segundo o executivo, pretende aproximar-se mais às novas tendências do mercado, seja ao nível das cores ou dos símbolos por forma a serem mais modernos e mais globais. "É que apesar de ser um empresa com presença em 80 países, tinha todo um ADN muito norte-americano. E pretende-se com esta alteração assumir uma marca global, não dos Estados Unidos. E esta nova imagem claramente transmite isso".

Outro aspeto enfatizado por Ricardo Sousa é que o facto de estarem mais de 111 mil pessoas envolvidas na marca em todo o mundo, pelo que esta mudança também é uma "comunicação interna". "Esta é uma hora de tomar uma posição e de acompanharmos o que está no mercado e mudar. Para que o mercado perceba que há uma rutura com o passado. Não no que diz respeito aos valores e princípios e pilares da marca, mas no foco".

Assim, e em linha com a estratégia definida pela empresa mãe norte americana - Century 21 International LLC - a Century 21 Portugal vai apresentar a nova imagem de marca, através de uma campanha que irá decorrer de forma faseada, durante o corrente mês de outubro, em diferentes suportes de comunicação e marketing - estacionário, reclames, materiais de comunicação, montras e interiores - nas 110 lojas distribuídas de norte a sul do País – e em diversos meios: televisão, imprensa, outdoors, mupis, caixas de multibanco, portais, adwords, plataformas digitais de compra e venda de imóveis e principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkdin).



Campanha global

Em comunicado, a empresa explica que na televisão, a campanha de divulgação da nova imagem consiste em spots licenciados e em cartões de patrocínio em programas da manhã, em programas de economia, novelas e no prime-time dos domingos à noite.

Para além da mudança radical de imagem, a marca Century 21 mantém a assinatura de marca que sempre a distinguiu dos outros operadores: “Fazemos tudo por sua casa”. Deste modo, o posicionamento da Century 21 Portugal permanece associado aos quatro valores cruciais que têm vindo a garantir o sucesso da empresa- qualidade, confiança, segurança e liderança.

No mesmo documento, a marca explica que inerente à criação da nova imagem Century 21 esteve o desejo em mostrar que, atendendo ao panorama atual do sector imobiliário, para competir a um nível mais elevado é imprescindível ganhar uma nova visão e adotar uma nova mentalidade perante os desafios de um mercado cada vez mais exigente, com consumidores também mais exigentes. “Num mercado em permanente mudança e cada vez mais competitivo, a empresa faz questão de mostrar que o seu foco são as pessoas”.