Pesquise a sua casa passo a passo

SIGA OS SEGUINTES PASSOS PARA OBTER O SEU RELATÓRIO DE VALOR IMOBILIÁRIO

  • 1 Preencha o formulário abaixo com os dados do fogo cujo valor/renda pretende determinar.
  • 2 Confirme antes de submeter o formulário.
  • 3 Preencha os campos com os seus dados de contacto.
  • 4 Proceda ao pagamento eletrónico do serviço. Cada Relatório tem um preço de 30,00€.
  • 5 Os dados do imóvel serão reportados à Confidencial Imobiliário (Ci) que em 24 horas* devolve um relatório por via eletrónica. Antes de serem enviados, os resultados são validados por um técnico da Ci, recorrendo à análise estatística do mercado / tipologia selecionados.
  • * No caso de pedidos realizados aos sábados, domingos ou feriados, ou após as 18h00, as 24 horas contam-se a partir das 9h00 do 1º dia útil seguinte.

Notícia

Mercado de arrendamento universitário em crescimento

Entre 2009 e 2014, o número de alunos não nacionais inscritos no ensino superior passou de 19 mil para cerca de 34 mil estudantes

Uniplaces dispõe de quartos para arrendamento nas zonas de Lisboa, Porto e Coimbra, mas objetivo é conseguir alargar a disponibilização da plataforma para outras zonas do país

O mercado de arrendamento universitário atravessa uma dinâmica de crescimento, fruto do aumento significativo do número de alunos estrangeiros inscritos no ensino superior português. De acordo com os dados da Direção-Geral de Estatísticas do Ensino Superior e Ciência, entre 2009 e 2014, o número de alunos não nacionais inscritos no ensino superior passou de 19 mil para cerca de 34 mil estudantes.

Não é assim de estranhar que um maior número de promotores e investidores imobiliários sejam atraídos para janela de oportunidade do sector imobiliário nacional. Nesse sentido, a Uniplaces, plataforma ‘online’ para alojamento de estudantes universitários, e a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) firmaram um protocolo de colaboração com o objetivo de promover o mercado do arrendamento universitário.

Segundo André Rodrigues Pereira, Global Partnerships Manager & Country Manager for Portugal da Uniplanes, “os investidores ou proprietários de imóveis podem rentabilizar os seus imóveis através da colocação dos mesmos na plataforma da Uniplaces”.

A colocação do imóvel na Uniplaces é gratuita “e inclui uma sessão fotográfica ao imóvel, feita por um dos nossos profissionais, sendo que o único custo que o proprietário tem é o do pagamento de uma comissão pelas reservas confirmadas”.

O mesmo responsável assegurou receber “cada vez mais interesse e recetividade de senhorios que pretendem rentabilizar os seus imóveis e direcioná-los para o arrendamento universitário de curta/média duração, de setembro a maio, que se torna num complemento ao arrendamento de curta duração, com fins turísticos, durante os meses de verão”.



10 mil quartos disponíveis

A Uniplaces conta já com mais de 10 mil quartos disponíveis para arrendamento, de mais de 3000 proprietários. “O número de reservas da Uniplaces quintuplicou nos últimos meses quando comprado com o mesmo período do ano passado. É uma plataforma de dimensão internacional que proporciona gratuitamente uma visibilidade enorme aos imóveis dos proprietários”, afirmou André Rodrigues Pereira.

De acordo com Hugo Santos Ferreira, secretário-geral da APPII, “esta é uma parceria óbvia, tendo em conta a enorme procura e expectativa que o segmento de student housing tem suscitado no mercado imobiliário nacional e ibérico. Esta é, de facto, uma janela de oportunidade que os promotores e investidores imobiliários devem estar atentos. A APPI vem já há algum tempo trabalhando o conceito das residências para estudantes, tendo já na sua massa associativa alguns dos mais importantes promotores e investidores imobiliários deste mercado”.

“Os valores de arrendamento incluídos nesta parceria vão variar de acordo com as características dos mesmos, a respetiva localização e o preço médio de arrendamento existente”, disse André Pereira.

O protocolo celebrado entre a Uniplaces e a APPII visa “encontrar formas de promover o mercado do arrendamento universitário e trazer mais promotores e investidores imobiliários a esta fatia do setor imobiliário, um pouco por todo o país”.

Atualmente, em Portugal, a Uniplaces dispõe de quartos para arrendamento nas zonas de Lisboa, Porto e Coimbra, onde existe uma maior concentração de estudantes, mas “o nosso objetivo é conseguir alargar a disponibilização da plataforma para outras zonas do país em que exista procura por este tipo de arrendamento”.