Oferta de alojamento do Porto reforçada com o novo Hotel Capitólio

01/10/2025
Oferta de alojamento do Porto reforçada com o novo Hotel Capitólio

A zona dos Aliados, no Porto, vai contar com uma nova unidade hoteleira de 4 estrelas partir do próximo ano, o Hotel Capitólio, fruto de um investimento de 40 milhões de euros do Grupo IDS. 

Situado na Praça General Humberto Delgado, além dos 80 quartos com tipologias flexíveis, o Hotel Capitólio terá restaurante aberto ao público; zona wellness com spa, ginásio, piscina, sauna, banho turco e salas de massagem; Lounge Bar com terraço e vista sobre a Avenida dos Aliados, lobby e áreas sociais amplas. A área bruta de construção ronda os 4.223 metros quadrados. 

Em entrevista ao Público Imobiliário, Eduardo Sardo, presidente do Conselho de Administração do Grupo IDS, refere que este “é um projeto de reabilitação emblemático do grupo, que transforma um edifício histórico no coração da cidade do Porto num hotel de quatro estrelas contemporâneo. O conceito distingue-se pela forma como alia a preservação do património arquitetónico à criação de um espaço inclusivo, moderno e sustentável. O que o torna único é esta fusão entre memória e futuro, num dos locais mais nobres da cidade, operado pela cadeia Axel Hotels – reconhecida pela sua visão arrojada e inovadora da hospitalidade”. 

Este projeto de reabilitação é assinado pelo arquiteto Rui Dinis, da Spaceworkers®. O seu principal objetivo passou por respeitar a identidade do edifício existente, preservando elementos como a fachada, a escadaria principal ou o saguão, enquanto se introduziram soluções técnicas modernas de acessibilidade, conforto e sustentabilidade. 

Spa.jpg

Responder a padrões internacionais de qualidade e assegurar um legado sustentável

No desenvolvimento do Hotel Capitólio, o Grupo IDS procurou “não só responder a padrões internacionais de qualidade e eficiência, mas também assegurar que o hotel deixa um legado sustentável e responsável para a cidade do Porto”. 

Conforto térmico e acústico, redução de consumos energéticos e hídricos e a utilização de materiais com baixa pegada ambiental foram apenas algumas das principais preocupações tidas em conta, com o objetivo de alcançar a certificação LEED Gold. 

Destaque para torneiras, chuveiros e autoclismos de baixo consumo; sistemas de climatização de alta eficiência, como VRF e bombas de calor com recuperação de calor para aquecimento de águas quentes sanitárias e da piscina; iluminação LED eficiente em todos os espaços; isolamento térmico reforçado com sistema ETICS nas fachadas ou caixilharias com rutura térmica e vidro duplo. 

Desocupação e preservação do edifício entre os principais desafios 

Eduardo Sardo recorda que um dos principais desafios deste projeto foi o processo de desocupação do edifício, que tinha 34 inquilinos em 2017. “O Grupo IDS assumiu esse processo com enorme sentido de responsabilidade social, conduzindo negociações justas e transparentes que permitiram a todos os inquilinos continuar as suas atividades noutras localizações”. Outro desafio foi conciliar a preservação do património arquitetónico com as exigências de um programa hoteleiro contemporâneo, “ultrapassado através de soluções técnicas inovadoras e de um diálogo construtivo com as entidades reguladoras”. 

quarto.jpg

Millennium bcp “foi um parceiro estratégico essencial” 

O desenvolvimento do Hotel Capitólio foi acompanhado pelo Millennium bcp. Para Eduardo Sardo, o banco “foi um parceiro estratégico essencial, garantindo a solidez e a confiança necessárias para viabilizar o desenvolvimento do projeto. O apoio do banco contribuiu de forma significativa para que o grupo pudesse avançar com um investimento desta dimensão e relevância”. 

Para o Grupo IDS, “o Capitólio é mais do que um hotel: é um símbolo da forma como queremos contribuir para o futuro do Porto e traduz a missão do grupo: impulsionar a prosperidade, criando projetos inovadores que deixam um legado sustentável, geram crescimento económico e melhoram a qualidade de vida. O Capitólio será um marco de hospitalidade, sustentabilidade e visão, capaz de transformar não só a experiência de quem nos visita, mas também o tecido urbano e social da cidade. Este será um hotel urbano e cosmopolita, destinado a viajantes nacionais e internacionais que procuram uma experiência diferenciadora no centro da cidade. Atrairá sobretudo hóspedes que valorizam design, localização, bem-estar e inclusão, alinhando-se com a visão do Grupo IDS de desenvolver projetos para todos”.

O hotel está atualmente em construção, que deverá ser concluída no próximo ano. Será operado pela Axel Hotels.