Em 2027, o centro histórico de Lisboa contará com um novo projeto de Serviced Apartments, o Pedras Negras, a nova aposta da marca Ando Living na capital.
Fruto de um investimento de 15 milhões de euros, situado no gaveto da rua da Madalena e da rua das Pedras Negras, o empreendimento terá 20 apartamentos exclusivos, distribuídos por 4 pisos. Com 2.000 metros quadrados acima do solo, as tipologias vão do estúdio ao T3. Cada fração destaca-se pelo seu próprio layout e personalidade, pé direito excecionalmente alto e janelas amplas.
Este projeto é da autoria do arquiteto Miguel Saraiva e do gabinete Saraiva & Associados. As principais linhas orientadoras foram a valorização do património histórico, a integração entre tradição e modernidade, conforto e lifestyle urbano, identidade estética inspirada na cidade. No fundo, o objetivo foi “honrar a herança arquitetónica de Lisboa, acrescentando uma estética contemporânea e refinada, de forma a proporcionar um espaço que combina autenticidade, conforto moderno e estilo de vida premium”.
Em entrevista ao Público Imobiliário, a Ando Living descreve “uma combinação rara de charme arquitetónico, conforto refinado e sofisticação tranquila, um refúgio excecional num dos bairros mais emblemáticos e centrais de Lisboa”. A estrutura do edifício foi “preservada com cuidado” e por isso “exibe o melhor da arquitetura portuguesa: parquet de madeira original, azulejos tradicionais portugueses, paredes de pedra e detalhes históricos elegantes, acabamentos premium e tons suaves e emotivos”.
As principais comodidades do Pedras Negras vão incluir a gestão completa de arrendamento quando o proprietário não utiliza a unidade, Virtual Concierge 24 horas por dia, limpeza regular, Chef on Demand, piscina exterior ou acesso aos clubhouses Ando Living.


Sustentabilidade transversal ao projeto
A sustentabilidade está presente em toda a dimensão do projeto, desde logo pela opção de reabilitar ao invés de demolir, o que permitiu preservar e valorizar elementos originais, como o parquet em madeira, paredes em pedra ou azulejos tradicionais. Foram escolhidos materiais mais naturais e duradouros, como pedra, madeira e cerâmica, que permitem maior resiliência e menor necessidade de manutenção ao longo do tempo.
A arquitetura do edifício (tetos altos, janelas amplas, abundância de luz natural) favorece ventilação e iluminação naturais, reduzindo a dependência de sistemas artificiais. A piscina e os espaços exteriores reforçam a integração com o clima de Lisboa (300 dias de sol/ano), tirando partido das condições naturais em vez de contrariá-las.
Adicionalmente, o edifício tira o maior partido da luz e ventilação natural, utiliza materiais de longa durabilidade, eletrodomésticos de classe energética elevada e tecnologia de climatização eficiente. Segundo a Ando Living, o modelo de Serviced Apartments também permite otimizar toda a operação, “numa lógica de eficiência coletiva”.
Um projeto a pensar em residentes temporários, viajantes e investidores
Segundo a Ando Living, o principal público deste projeto e da própria marca inclui viajantes modernos e cosmopolitas que, mais do que alojamento, procuram uma experiência de estilo de vida que combine lazer, cultura e comodidade, bem como profissionais em mobilidade, que valorizam flexibilidade e conveniência. Mas também investidores internacionais, que aqui podem diversificar o seu portfólio com um retorno financeiro atrativo. São compradores que privilegiam a exclusividade e um estilo de vida premium.
Neste momento, decorre a construção, que se vai prolongar até ao 2º trimestre de 2027. A comercialização arrancou no verão, e o projeto “tem vindo a merecer uma ótima adesão por parte do mercado, em linha com as expetativas e com o sólido track record da Ando Living, com várias unidades já reservadas”.

Millennium bcp acompanhou este projeto
O Pedras Negras foi desenvolvido com o apoio do Millennium bcp. A Ando Living recorda que o banco “tem sido um parceiro estratégico essencial no crescimento da nossa atividade, acompanhando-nos de forma próxima e consistente em cada etapa de desenvolvimento dos nossos empreendimentos. A sua visão, capacidade e celeridade de resposta têm permitido transformar projetos ambiciosos em realidades concretas, garantindo não apenas o avanço sustentável das nossas operações, mas também a criação de valor duradouro para os nossos clientes e investidores. Esta relação de confiança mútua tem sido determinante para reforçar a nossa posição no mercado e para impulsionar a expansão da Ando Living em Portugal e além-fronteiras”.