Reynaers Aluminium continua a avançar na sustentabilidade e digitalização

08/04/2024
Reynaers Aluminium continua a avançar na sustentabilidade e digitalização
Marta Ramos, Marketing Manager da Reynaers Aluminium

Num contexto de grande e acelerada digitalização, a Reynaers Aluminium tem investido no desenvolvimento de ferramentas digitais que atuam nas várias fases do negócio. A necessidade de controlar os processos e torná-los mais eficientes e previsíveis são algumas das prioridades nesta estratégia, com todos os benefícios que isso traz num setor fortemente afetado pela escassez de mão-de-obra qualificada ou com cadeias de fornecimento exigentes, e também ao nível da sustentabilidade. De relembrar que o Grupo Reynaers, em Portugal com as insígnias Reyaners Aluminium e Forster Profile Systems, foi recentemente reconhecido pelas Nações Unidas como SDG Pioneer.

Em entrevista, Marta Ramos, Marketing Manager da Reynaers Aluminium, explica que, nos últimos anos, a empresa fez também "um forte investimento no desenvolvimento de soluções digitais que suportam os nossos parceiros, em todas as fases do negócio: do projeto de arquitetura ao pós-venda". Aponta que, na fase de transformação e instalação, "o nosso foco tem sido, e continuará a ser, ajudar os nossos parceiros nesta transição. Disponibilizamos um software CPQ exclusivo e único no mercado, calculadores acústicos e térmicos de suporte aos projetos, integração digital das encomendas ou interface com o ERP do parceiro e ligação direta às máquinas em oficina. Disponibilizamos também um software de gestão e controlo de produção".

Entre as mais recentes novidades da Reynaers neste campo, estão o DigiTrace, que suporta digitalmente o processo de pós-venda, já que utiliza um código QR exclusivo, em cada janela e porta de um projeto, e permite identificar cada um dos elementos para proporcionar um acesso facilitado a um grande leque de informações. A transparência é uma das vantagens, para investidores ou utilizadores dos edifícios.

Na fase de design, a Reynaers disponibilizou recentemente o BIM Studio, um configurador gratuito que simplifica a criação de modelos BIM mais detalhados e específicos, em complemento da biblioteca de modelos padrão. Assim como o Avalon, que "continua a ser pioneiro ao proporcionar uma experiência profundamente imersiva de um projeto modelado em 3D".

Marta Ramos refere que "os casos já implementados evidenciam ganhos de eficiência e qualidade muito positivos. Outro facto curioso é que a integração de novos quadros se revela muito mais ágil para parceiros com os processos digitalizados, o que é valiosíssimo no panorama atual, permitindo também focar as pessoas noutras questões tão exclusivas – e ainda bem - do ser humano".

Reabilitação urbana “é crucial” para um setor mais sustentável e eficiente

Para a Reynaers, "a reabilitação urbana é crucial, não só como área de negócio, mas também pela missão de contribuir para um setor mais sustentável".

Reynaers Aluminium é novamente parceira da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa em 2024. "Como parceiros de longa data, é sempre com grande expectativa que participamos. É uma oportunidade de apresentarmos as nossas inovações e de, também nós, nos atualizarmos com as tendências do setor. Este ano, além das soluções digitais mais recentes, e dos avanços no nosso percurso sustentável, apresentamos o SlimWall 35, a nossa mais recente solução técnica, um revolucionário sistema de fachada stick minimalista, que pode atingir isolamento ao nível passivo, com fabricação otimizada. É ideal para residências premium, restaurantes e espaços comerciais com uma estética minimalista ou de inspiração industrial até dois pisos de altura", exemplifica.