A 13ª Semana da Reabilitação Urbana do Porto está de volta a 12, 13 e 14 de novembro, e realiza-se pela primeira vez na Casa da Arquitetura, em Matosinhos.
Iniciativa da revista Vida Imobiliária, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos (cidade anfitriã), da Câmara Municipal do Porto, da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da Câmara Municipal da Maia, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto mantém o seu carácter multidisciplinar e apresenta uma ampla programação que integra um ciclo de conferências, workshops técnicos e seminários jurídicos. São mais de 10 conferências plenárias, envolvendo mais de 100 oradores, que ao longo de três dias, prometem mobilizar a cidade. A programação inclui também vários workshops técnicos e apresentações de empresas, envolvendo mais de 60 entidades.
O evento traz uma nova agenda dedicada aos principais desafios e soluções para a crise de acesso à habitação, e terá um ciclo de conferências dedicadas aos principais temas da atualidade do imobiliário e das cidades. Como podemos criar mais habitação a preços acessíveis? Esta é a pergunta à qual a Semana da Reabilitação Urbana do Porto vai tentar responder este ano. Entre os grandes temas de debate destacam-se os desafios do novo ciclo autárquico, as respostas do setor público e privado para a criação de mais habitação a preços acessíveis, a revisão do Simplex urbanístico, as novas soluções de financiamento, os novos sistemas construtivos e o impacto da tecnologia. Esta será também uma oportunidade para conhecer territórios de oportunidade no Grande Porto, identificar localizações estratégicas e projetos âncora. E num contexto global de grande incerteza, debate-se o futuro do mercado imobiliário nacional.
A sessão de abertura decorre no dia 12 de novembro às 15h, momento institucional para o qual estão convidados o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz; o presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos; e o/a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos (a confirmar só após as eleições de 12 de outubro).
Na semana da Reabilitação Urbana do Porto será oficialmente lançada a edição de 2026 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, e também serão assinalados os 25 anos de existência da ADENE – Agência para a Energia.
As conferências decorrem no “Pavilhão Central” da Casa da Arquitetura (250 metros quadrados), e a exposição estará patente no pavilhão “Tanoaria”, o maior pavilhão deste espaço, num total de 535 metros quadrados dedicados às empresas parceiras da Semana da Reabilitação Urbana.

O evento é de acesso livre, dirigido quer a profissionais quer a particulares, a todos os que procuram o Grande Porto para viver, trabalhar e investir. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas em semanadareabilitacao.com, onde podem ser também consultadas em permanência todas as informações e atualizações do programa.