SOLUÇÃO CASA

Mais segurança antirroubo: desempenho certificado para edifícios modernos

24/09/2025
HS_ePower_photo-credits-Gretsch-Unitas.jpg
Gretsch-Unitas

Num contexto de normas europeias mais exigentes, que elevam os requisitos de desempenho das janelas eficientes, a Cruzfer apresenta um conjunto de sistemas de ferragens e automatismos que garantem melhor desempenho térmico, acústico e de segurança antirroubo.

A empresa portuguesa com 35 anos de experiência e parte integrante do Gretsch-Unitas Group, disponibiliza soluções que cumprem as exigências das normas europeias EN 1627 a EN 1630, relativas à resistência contra intrusão. Estes ensaios laboratoriais permitem classificar janelas em diferentes classes de resistência (RC1 a RC3, mais comuns em habitação), assegurando que os pontos mais vulneráveis – como os compassos e os fechos – apresentam resistência real comprovada.

Uma janela mais robusta, com ventilação e sustentabilidade asseguradas

A título de exemplo, através de ferragens de segurança multiponto, pinos em cogumelo e fechos reforçados, é possível transformar uma janela convencional numa solução de elevada robustez. Associando perfis de qualidade e vidros laminados de segurança, cria-se um sistema completo capaz de resistir a tentativas de arrombamento com ferramentas manuais durante vários minutos – fator decisivo para dissuadir intrusos.

Paralelamente, as soluções do grupo GU oferecem compatibilidade com ventilação natural controlada, controlo de acessos e automatização, garantindo que a segurança não compromete a eficiência energética nem o conforto. Uma janela equipada com estas tecnologias pode integrar-se em edifícios inteligentes, permitindo gestão centralizada e aumentando a durabilidade do sistema.

Do ponto de vista da sustentabilidade, a combinação de estanquidade ao ar (EN 12207), resistência à água (EN 12208) e desempenho térmico (EN ISO 10077) com a proteção anti-intrusão garante soluções que respondem em simultâneo às exigências de eficiência energética e de segurança habitacional.

“Ao escolher janelas eficientes com segurança certificada, arquitetos, construtores e utilizadores finais asseguram não apenas a redução de consumos energéticos e maior conforto interior, mas também a tranquilidade de uma proteção reforçada contra tentativas de intrusão”, refere a empresa. “Com o know-how da Cruzfer e a inovação do Gretsch-Unitas Group, cada projeto beneficia de soluções adaptadas às mais recentes normas, garantindo eficiência, durabilidade e segurança comprovada”.

Relacionados