SOLUÇÃO CASA

Vidro: a solução inteligente para o conforto dos edifícios

24/09/2025

A pressão populacional crescente resulta em cidades cada vez mais ruidosas, devido ao aumento do tráfego automóvel, da necessidade de transportes públicos, da atividade comercial diária e até da convivência social, o que afeta não apenas o conforto, mas também a saúde. O desenvolvimento de soluções para o edificado que mitiguem este efeito tem sido uma das principais linhas de ação da Saint-Gobain.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a exposição prolongada ao ruído pode causar stress, dificuldades de concentração, distúrbios do sono e até problemas cardiovasculares. Embora possam ser implementadas medidas mitigadoras do ruído, como horários limitados para o tráfego aéreo ou veículos públicos e privados menos ruidosos, é necessário utilizar soluções adequadas a cada caso e necessidade na estrutura dos edifícios. 

Ao conjugarem vidro, caixilharias e sistemas de instalação inovadores, as janelas eficientes garantem conforto acústico e térmico dentro dos edifícios. A combinação de vidros duplos ou triplos com tratamentos específicos reduz significativamente o ruído exterior, o que permite transformar um imóvel situado numa avenida movimentada num espaço tranquilo e confortável.

Rui Oliveira, diretor-gerente da Saint-Gobain Glass Portugal, refere que “a Saint-Gobain tem vindo a liderar este caminho em Portugal, ao oferecer soluções inovadoras que promovem eficiência energética e também elevada atenuação acústica”. 

Para a atenuação acústica, destaca o Stadip® Silence, um vidro laminado com tecnologia de última geração que reduz de forma eficaz a transmissão de ruídos, sem comprometer a entrada de luz natural e mantendo o nível de segurança do vidro laminado normal.

Esta gama deve ser combinada com as soluções Cool-Lite® de controlo solar, que evitam o sobreaquecimento dos espaços interiores nos meses mais quentes, ou com a gama Planitherm® de isolamento térmico reforçado, mantendo as temperaturas estáveis durante todo o ano e reduzindo a necessidade de aquecimento e arrefecimento artificiais.

Desta forma, a Saint-Gobain Glass colabora na criação de janelas verdadeiramente eficientes, que isolam do ruído, regulam a entrada de calor e reforçam a eficiência energética, contribuindo para a redução da fatura energética e garantindo o bem-estar dos utilizadores.

As suas soluções respondem ainda às metas nacionais e europeias de descarbonização, ao estarem disponíveis em vidro base Oraé®, o primeiro vidro do mercado com uma redução efetiva nas emissões de CO2. Composto por cerca de 70% de vidro reciclado (casco), apresenta uma redução de aproximadamente 40% na pegada de carbono, em relação à média europeia de produção de vidro base, contribuindo decisivamente para a redução das emissões associadas à construção.

Através da sua rede de parceiros Climalit®, a Saint-Gobain Glass disponibiliza soluções de vidro certificadas e inovadoras, promovendo a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade.

Rui Oliveira, diretor-gerente da Saint-Gobain Glass Portugal
Rui Oliveira, diretor-gerente da Saint-Gobain Glass Portugal

Relacionados