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Notícia

Millennium bcp coloca Forum Barreiro à venda

Localização e dinâmica envolvente são os atrativos do centro comercial que entra agora no mercado para venda.

O Forum Barreiro, inaugurado em novembro de 2008, está disponível para venda no mercado. Este projeto de arquitetura moderna e de cariz sustentável é considerado uma parte essencial da regeneração do centro do Barreiro.

Propriedade exclusiva da Multi 24 – Sociedade Especial de Investimento Imobiliário de Capital Fixo, SICAFI, SA, gerida pela Interfundos – Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário, SA, o ativo, apesar de não necessitar de grandes apresentações, situa-se no centro da cidade do Barreiro e está inserido num empreendimento residencial constituído por quatro blocos habitacionais, numa antiga zona industrial. “O Forum Barreiro está localizado no centro do Barreiro, com uma população residente de aproximadamente 80 mil habitantes. A cidade é uma das áreas urbanas a Sul de Lisboa que tem comprovado ser uma área natural de extensão da capital com crescimento no número de habitantes e infraestruturas existentes”, disse ao Público Imobiliário Marlene Tavares, da JLL, parceiro do banco na estratégia comercial deste ativo. “A cidade do Barreiro tem também um forte potencial de desenvolvimento logístico que poderá igualmente criar sinergias e aportar valor ao Forum Barreiro”, concluiu.

Em termos estruturais, o Centro Comercial dispõe-se de um telhado de madeira e vidro, de forma a assegurar a entrada de luz natural e a harmonia das cores e materiais do seu interior. É composto por três pisos acima do solo, dois com lojas e um com quatro salas de cinema Castelo-Lopes, bem como de dois pisos abaixo do solo para estacionamento pago e com capacidade para 700 veículos. A oferta é diversificada, desde lojas de vestuário, acessórios, cultura, lazer, perfumaria, decoração, restauração, entre outras.



ABL de 18.992 m2

O imóvel tem uma Área Bruta Locável (ABL) de 18.992 m2, para um total de 90 lojas, onde se incluem o Pingo Doce que ocupa uma área de mais de 2.000m2, a Worten (885 m2), a Sportzone (776 m2) e o FitnessHut (1.444 m2), entre outras marcas.

Ramiro Gomes, responsável de vendas Grande Imóveis Sul, da Direção de Crédito Especializado e do Imobiliário do Millennium bcp, salientou ao Público Imobiliário o facto deste espaço comercial estar inserido num meio com “uma economia local em franca recuperação”, o que “justifica a forte expetativa de captação do interesse por parte de investidores que acreditam no potencial de crescimento desta importante cidade, localizada na margem sul do Tejo”.

Como mais-valia está obviamente a localização, o estacionamento abrangente, os cinemas, as várias lojas âncora e a qualidade do food court. “Acresce o Forum Barreiro beneficiar da requalificação em curso da frente ribeirinha da cidade e da componente habitacional que envolve o espaço comercial, o que lhe permite estar numa posição privilegiada na oferta que pode proporcionar aos utilizadores residentes”.

Ramiro Gomes admite que a forma de comunicar este tipo de ativo será certamente distinta da que é utilizada em imóveis como lojas, escritórios, ou mesmo empreendimentos residenciais, contando para isso com a já mencionada consultora JLL, que nas palavras de Ramiro Gomes “tem um forte track record na comercialização deste tipo de ativos e conhecimento próximo da realidade do imóvel em questão, na medida em que é a atual entidade gestora do centro comercial”.



A estratégia de comercialização

Marlene Tavares explicita que a estratégia de comercialização será implementada em diferentes fases. A primeira passará pela promoção de um dossier de investimento preparado pela JLL e pelo banco e distribuído a um conjunto pré-selecionado de investidores.

“O dossier de investimento incluirá um conjunto de iniciativas de gestão, definidas em conjunto com o Millennium bcp e equipa de gestão”, disse. Marlene Tavares salientou ainda que estas iniciativas estão baseadas no conceito de um centro comercial de proximidade focado numa oferta de serviços (incluindo saúde e bem-estar, lazer) e oferta de retalho de conveniência”.

A venda de um centro comercial é um processo com várias etapas e que exige uma equipa multidisciplinar para o seu planeamento e execução, argumenta Marlene Tavares, acrescentando que o processo está atualmente numa fase de preparação da venda, que após concluída avançará para uma fase de marketing e promoção junto dos investidores. “Existirá um calendário previamente definido que terá como objetivo a conclusão da operação até final do ano”.



Perfil do investidor

O perfil do investidor, para um ativo como o Forum Barreiro inclui, quer investidores nacionais, uma vez que em Portugal existem fortes players na área dos centros comerciais, quer investidores internacionais cujo apetite por Portugal tem sido crescente. “Consideramos que será relevante a experiência neste sector e no reposicionamento de centros comerciais de proximidade, bem como a capacidade de gestão e implementação do plano de negócio”.

As motivações para a compra poderão variar de investidor para investidor, no entanto, diz a JLL que, para um ativo como o Forum Barreiro os investidores darão valor à oportunidade de entrar no mercado dos centros comerciais em Portugal ou aumentar o seu portfólio com a aquisição de um centro localizado numa das principais zonas urbanas da Área Metropolitana de Lisboa e com uma forte componente de criação de valor a médio prazo. “A sua localização e arquitetura permitirão aos investidores implementar um plano de negócios ajustado à realidade atual dos centros comerciais, muito focada na conveniência, serviços e lazer”.