A transformação digital e o novo normal

27/05/2020
A transformação digital e o novo normal

A estratégia de transformação digital que a Century 21 tem vindo a adotar está a evoluir de forma muito rápida, estimulada pelo actual contexto de actividade de empresas e consumidores. As crises também geram oportunidades e a nova app que lançámos é a prova que um processo tão complexo e desafiante- como uma transação imobiliária- já pode ser efectuado de forma fácil, transparente, segura e totalmente desmaterializada. Para além da App Century, foram criados novos instrumentos digitais que permitem à marca uma operação totalmente baseada na tecnologia, inovação e constante evolução.

A Century 21 Portugal detém um sistema de CRM próprio que se integra em diferentes plataformas, para otimizar o trabalho dos colaboradores - de todas as áreas de operação- com a integração da base de dados de imóveis com os principais portais de imobiliário, nacionais e internacionais, o que para garante a máxima visibilidade das suas carteiras de imóveis. A rede imobiliária dispõe também de um sistema de assinaturas digitais integrado em todas as suas plataformas tecnológicas.

A marca apostou, desde sempre, no recurso a sites individuais de agentes e franqueados para estimular o posicionamento local das várias agências e a promoção de carteira de imóveis da rede. A versão da App Century para colaboradores permite-lhes total mobilidade na gestão dos seus negócios e nas relações com os seus clientes, a partir do telemóvel.

Para além disso, a marca disponibiliza a monitorização do mercado imobiliário em tempo real, através da integração do sistema CASAFARI nas suas plataformas tecnológicas, e desenvolveu um sólido instrumento de business intelligence para avaliações automáticas de imóveis.

Em linha com a estratégia de globalização total da sua operação, o sistema MLS internacional da rede Century 21 foi integrado no sistema de CRM nacional, para conectar mais de 111.000 agentes da rede em cerca de 88 países, para potenciar as partilhas de negócio e promover o investimento no nosso País.

Comprar uma casa sem sair de casa

A nova App Century 21 para clientes recorre à Inteligência Artificial para interagir e orientar o utilizador em todas as fases de uma transação imobiliária. Os procedimentos de registo e qualificação do utilizador são efectuados com base em certificados de autenticação digitais, que garantem os mesmos níveis de segurança de uma operação de internet banking.

Para melhorar a experiência de usabilidade, foi implementado um tutorial que orienta o utilizador e ajuda a obter informação, de forma simples, intuitiva e eficiente, permitindo o acompanhamento completo ao cliente em cada fase dos procedimentos, com interação automática com todos os envolvidos – comprador, vendedor e agentes.

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Para comprar

Na fase de procura de habitação, a app disponibiliza um modelo inovador de georreferenciação táctil de imóveis. A app permite a seleção de datas e agendamento imediato de dia e hora de visita à casa, com sincronização automática de agendas entre cliente e consultor. O comprador pode, também, optar pela visita virtual ao imóvel e todos os registos de visitas e comentários aos imóveis são integrados no perfil do utilizador.

Com base nos filtros apresentados para a seleção de uma habitação, passam a ser apresentadas casas com características semelhantes. Seguem-se as notificações de habitações que informam o utilizador quando surgem novas casas com os critérios indicados. Quando se encontra a casa pretendida, o assistente digital apoia o utilizador na formalização da proposta de aquisição do imóvel ao proprietário, de forma totalmente desmaterializada e com validade formal.

A app ajuda o comprador a avançar para os passos seguintes do processo, desde a qualificação para acesso a crédito à habitação, até à recolha de toda a documentação para a assinatura do contrato de promessa de compra e venda do imóvel e escritura, que passam agora a ser já disponibilizadas na app.

Para vender

Através da App Century 21, os proprietários acompanham também as visitas e as propostas feitas ao seu imóvel. Com a função de rating, os utilizadores que estão a vender passam a ter informação sobre a classificação da sua casa - preço de mercado, procura daquela tipologia de imóvel, comparação com habitações semelhantes- o que permite ao cliente vendedor perceber melhor as tendências da procura e como é valorizada a sua casa, para uma orientação fundamentada na definição do melhor preço de mercado.

Com a evolução do processo, o utilizador tem acesso aos detalhes de cada passo da venda, ou arrendamento, da sua habitação. É instantaneamente informado das visitas agendadas para a sua casa e das propostas recebidas.

Já o cliente comprador tem acesso à informação das propostas aceites, e ambos recebem também a indicação da data de realização do CPCV e da escritura. O único passo que só é possível efetuar off line é a escritura do imóvel, que ainda necessita de ser realizada presencialmente, no notário.

Para aportar maior valor à experiência do utilizador, a aplicação integra ainda uma área de market place, a C21Store, que disponibiliza vantagens exclusivas para os utilizadores, como ofertas de serviços, a nível nacional ou local, e produtos úteis para todos os aspectos inerentes à vivência numa casa.

Para superar os desafios do novo normal que todos vivemos, a transformação digital gera níveis superiores de proximidade, sintonia e rapidez de resposta ao trabalho do consultor imobiliário, permitindo-lhe acesso a um ecossistema digital com mecanismos e novas formas de acompanhar os clientes, em cada momento. A tecnologia impulsiona um novo patamar de eficiência ao papel fundamental das equipas de especialistas imobiliários da Century 21 Portugal, no conselho e apoio, em tempo real, a todas as solicitações de quem procura comprar, arrendar ou vender uma habitação.