Cidades e habitação dinamizam nova edição do Salão Imobiliário de Portugal

26/03/2025
Cidades e habitação dinamizam nova edição do Salão Imobiliário de Portugal

Realiza-se de 10 a 12 de abril uma nova edição do SIL – Salão Imobiliário de Portugal, de volta à FIL, em Lisboa.

Este ano, o certame vai crescer, ocupando uma área expositiva de 15.000 m², e espera cerca de 30.000 visitantes, durante estes três dias em que se realiza em simultâneo com a feira de construção Tektónica, ocupando a totalidade das instalações da FIL.

Sérgio Runa, gestor do Salão Imobiliário de Portugal, refere ao Público Imobiliário que “o SIL é um evento de referência que reúne profissionais e interessados do setor imobiliário e da construção”. A organização “mantém uma postura muito otimista” em relação a esta edição, e reforça a importância do SIL “como ponto de encontro para investidores e profissionais”.

“Na edição de 2025 espera-se que os debates reflitam os atuais desafios e oportunidades do mercado”. Um destes temas em destaque diz respeito à habitação. Especialmente num momento em que o país volta a eleições já em maio, os principais partidos (PS e PSD) poderão partilhar as suas propostas sobre o tema no SIL, na conferência “Uma política de habitação para Portugal – as propostas”, que decorre dia 10 de abril.

Sérgio Runa, gestor do SIL
Sérgio Runa, gestor do SIL

Por outro lado, uma nova geração de investidores está a apostar na promoção e investimento residencial, procurando corresponder às necessidades e a novas formas de viver. “Surgem novos conceitos, como o Flex-Living, Co-Living, Residências de Estudantes e Sénior Living. Importa perceber quem são os investidores que protagonizam estes novos investimentos e qual a realidade que já estão a criar na Europa”. A sessão “Novos modelos de habitar - do Flex-Living ao Arrendamento” será dedicada a este tema, e realiza-se no mesmo dia.

As cidades vão estar em grande destaque. Hoje, “vivem entre a pressão da atração de novos residentes e turistas, e a disponibilidade de habitação para os jovens portugueses. Um dos desafios que iremos colocar aos municípios que estarão presentes é como equilibrar o desenvolvimento sustentável do território”. Este será um dos principais temas do ciclo de conferências “SIL Investment Pro 2025”. No dia 11 de abril, realiza-se a sessão “Cidades para todos – O desafio da inclusão social”.

No que diz respeito à mediação imobiliária e ao financiamento, Sérgio Runa aponta que “sempre vieram associados, mas agora com regras mais claras e com a estruturação da figura da intermediação de crédito, o que traz novos players para este mercado. Além disso, “a digitalização da economia lança desafios a toda a fileira, e importa perceber o que nos antecipa o futuro”. Terá foco neste assunto o debate “O futuro da Mediação Imobiliária e do Financiamento”, que decorre igualmente no dia 11.

Sérgio Runa refere que entre as novidades da programação do SIL em 2025 diz estão debates específicos a pensar no cliente final. Parte do ciclo de conferências, “além da abordagem de temáticas mais direcionadas aos profissionais do setor, temos também o dia 12 dedicado a temas mais focados no público final”, com as sessões “Como investir em imobiliário com apenas 1000€? Tudo o que precisa de saber para contratar o melhor crédito” ou “Como fazer o melhor investimento na compra de habitação?”.

Sérgio Runa considera que “pela sua atualidade, estes temas refletem a complexidade do setor e destacam a necessidade de soluções inovadoras e políticas públicas eficazes para enfrentar os desafios atuais e aproveitar as oportunidades emergentes, pelo que, certamente, serão abordados nas diferentes intervenções”.

Aveiro é a cidade em destaque 

Este ano, a cidade em destaque será Aveiro. Esta escolha justifica-se “com o facto de este município ser um exemplo de boas práticas e um local estratégico para o investimento imobiliário, atraindo ainda mais visibilidade a nível nacional e internacional”. Por outro lado, “tem implementado diversos programas de reabilitação de espaços urbanos, aumentando o potencial para investidores e apresenta um mercado imobiliário em franca expansão e desenvolvimento, tanto em áreas urbanas quanto na periferia, com oportunidades para habitação, comércio e serviços, manifestando igualmente uma forte preocupação com a habitação social e a custos controlados”. Enquanto smart city, Aveiro “tem tido destaque com vários projetos nas áreas da mobilidade urbana, sustentabilidade e transição energética, bem como na utilização de energias renováveis”.

Prémios SIL do Imobiliário 

A cerimónia da 16ª edição dos Prémios SIL do Imobiliário decorre a 10 de abril, pelas 20h. Um dos pontos altos do salão, contará com mais de 50 candidaturas a concurso, e vai premiar a qualidade e a inovação nas áreas da promoção imobiliária, do desenvolvimento urbano, das autarquias, das obras públicas, da habitação, do arrendamento, da construção sustentável, da reabilitação urbana, da comunicação e da inovação.

Auditório SIL Hub Stage by Urbanitae

Durante os três dias do salão também estará patente o Auditório SIL Hub Stage by Urbanitae, no interior do Pavilhão 1 da FIL, “com um vasto programa de iniciativas também elas dedicadas a profissionais e público em geral, como apresentações de novos empreendimentos, novos programas ou soluções de habitação, novos produtos ou serviços para o setor imobiliário, entre outros”.

Sustentabilidade e inovação tecnológica vão dinamizar o imobiliário em 2025 

Sérgio Runa acredita que, este ano, “o setor imobiliário em Portugal deverá passar por uma evolução positiva, impulsionada por diversos fatores económicos, sociais e tecnológicos”. Salienta que se espera um aumento do investimento em 2025 para cerca de 2.500 milhões de euros, “refletindo um crescimento de 8% em relação a 2024”.

Nos próximos anos, as empresas deverão continuar a apostar em áreas como a sustentabilidade e a eficiência energética, numa altura em que “a preocupação ambiental levará a uma valorização dos imóveis equipados com tecnologias verdes ou materiais sustentáveis”.

Em paralelo, “a inovação tecnológica onde a digitalização transformará o setor, com a adoção de ferramentas como virtual tours e plataformas de gestão imobiliária, aumentando a transparência e eficiência dos processos, bem como a reconfiguração do retalho, onde os espaços comerciais evoluirão para oferecer experiências integradas ao digital, com foco em soluções sustentáveis e espaços de convívio, adaptando-se às novas necessidades dos consumidores”. Sérgio Runa acredita que “todas estas apostas contribuirão para contrariar os desafios que persistem na economia como seja a crise habitacional, com a escassez de habitação acessível a continuar a ser um desafio, especialmente nos grandes centros urbanos, onde os preços aumentaram significativamente nos últimos anos”.

Seja como for, acredita que este será um ano de oportunidades e desafios, e que “a sustentabilidade, a inovação tecnológica e as políticas públicas direcionadas serão fundamentais para moldar o futuro do mercado imobiliário no país”.

_GL_9355.jpg