Faro mantém argumentos e dinâmica imobiliária

25/11/2020
Faro mantém argumentos e dinâmica imobiliária

No mercado imobiliário residencial, o Algarve continua a ser a segunda região mais valorizada do país, com o preço por metro quadrado a fixar-se nos 1.779 euros, um valor apenas superado na Área Metropolitana de Lisboa. Em Faro, na capital, o preço médio de venda, em outubro, rondava os 1.570€/m2.

Mesmo nestes tempos atípicos toda a região algarvia tem mantido a sua dinâmica habitual, facto não apenas verificado ao nível do segmento habitacional, como também ao dos imóveis para comércio, disse ao Público Imobiliário Carlos Nunes, responsável de Vendas Retalho, da Direção de Crédito Especializado e Imobiliário do Millennium bcp. “Esta situação não será alheia ao menor impacto que esta região tem tido, evidenciando menores taxas de crescimento de casos Covid 19, mas também à boa publicidade que o país teve durante o estado de emergência, entre março e maio, o que contribui para um melhor conforto e grau de confiança, dos interessados compradores, na hora de decidir avançar com os negócios”.

Estando já decorridos, praticamente dois meses do último trimestre, o especialista diz ser possível verificar a manutenção do interesse e do dinamismo no investimento imobiliário. “Apesar de os números da pandemia no país terem-se vindo a agravar, o Algarve continua a ser uma das regiões do país com menor número de casos Covid 19, pelo que, por esta razão a espectativa é que venha a manter-se esta boa dinâmica de mercado até final do ano, movida pelas diferentes motivações dos particulares e institucionais que realizam não poderem estagnar”.

Aliás, Ramiro Gomes, responsável de Vendas Grandes Imóveis Sul, admite que na atividade do Millennium bcp, não se notou uma diferença substancial entre o primeiro trimestre e os dois trimestres seguintes. “Quer no segmento habitacional, predominante, quer nos projetos de maior ou de menor dimensão, evidenciámos sempre um continuo interesse por parte dos compradores individuais ou institucionais”.

No que diz respeito aos principais desafios que a promoção imobiliária desta zona apresenta, este responsável salienta o repto da tendência crescente no que respeita a temas ambientais, onde as exigências são materializadas por critérios de rigor técnico, que certamente beneficiarão todos os agentes no futuro. “Exigências de qualidade de projeto e construção também se mantém elevados, satisfazendo-se cada vez mais compradores com exigências de qualidade”.

Um papel dinamizador no mercado

O Millennium bcp tem tido, ao longo dos últimos anos, um papel dinamizador do mercado imobiliário, não só com soluções que vão ao encontro do interesse de investidores que procuram desenvolver grandes projetos de construção de habitação, ao encontro do interesse por primeira ou segunda habitação, como também ao encontro do interesse por novos espaços comerciais, atividades industriais entre outras. Esta sua ação não se tem limitado à disponibilização de ativos em todo o país, mas também tem enquadrado a sua disponibilidade em avaliar necessidades de financiamento para compra de habitação, para promoção imobiliária e de financiamento por via do leasing.

Numa ótica de suporte à dinâmica do mercado, nesta edição do suplemento imobiliário, o Banco optou por focar um distrito. E escolheu Faro, não só porque é o distrito que originalmente se destacou pela grande movimentação imobiliária, desde a construção de apart-hotéis, resorts, condomínios residenciais e comércio, procurado por nacionais e em ritmo crescente, por estrangeiros, mas também porque o Millennium bcp dispõe na região de uma carteira diversificada de ativos que poderão satisfazer a procura existente.

Os grandes investidores e promotores

No que diz respeito aos grandes investidores/promotores imobiliários, o Banco destaca os projetos de investimento em loteamentos como a Quinta do Morgadinho ou o Cerro Grande. A Quinta do Morgadinho situa-se numa zona de grande prestígio, no denominado Triângulo Dourado e diz respeito a um conjunto de lotes de terreno para construção de edifícios de habitação multifamiliar, comércio e serviços. O loteamento é propriedade do Oceânico II – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, gerido e administrado pela Interfundos – Gestão de Fundos Imobiliários, SA do grupo Millennium bcp. O potencial de sucesso deste produto é um dos atrativos para os investidores interessados.

O Cerro Grande é um empreendimento inacabado, localizado junto à Marina de Albufeira para dar corpo a um hotel de 5 estrelas e a um aldeamento turístico. Mas outras oportunidades existem em concelhos como Loulé, Castro Marim, Vila do Bispo, Portimão, Lagos e Lagoa, tanto para construção em altura, como para a construção de moradias.

Quanto à habitação, falamos de moradias e de apartamentos com diversas localizações em concelhos como Portimão, Silves, Loulé, Olhão, Lagoa, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Albufeira, com tipologias que podem variar entre T0 e V5.

Comércio e serviços

Na vertente do comércio e serviços, também não faltam alternativas, desde um espaço bem localizado em Albufeira de pequena dimensão, excelente para dar suporte ao comércio local em zona residencial ou serviços de proximidade, como em Armação de Pera, de maiores dimensões e versátil para qualquer atividade comercial como restauração ou supermercado de bairro.