Procura por habitação em Setúbal continua a superar a oferta

02/12/2020
Procura por habitação em Setúbal  continua a superar a oferta

O setor do imobiliário tem-se mostrado resiliente, apesar do choque pandémico. No entanto, é inegável que, em paralelo, existam curvas decrescentes no negócio deste setor um pouco por todo o país. Apesar de tudo, há regiões que se têm destacado pela positiva, mostrando um dinamismo e motivação que supera o atual momento económico.

A região de Setúbal é uma delas. Do feedback que o mercado tem dado, constata-se que a procura por imóveis residenciais suplanta a oferta disponível, abrindo espaço para construção nova e para a identificação de espaços disponíveis para o efeito. Rui Chaves responsável da Loja ERA Setúbal e conhecedor do mercado local, explicou ao Público Imobiliário que, na generalidade do mercado, se antes da pandemia a procura era imensa e a oferta era escassa, agora a procura reduziu, mas não abaixo da oferta. Ou seja, a procura continua superior. “Se antes tínhamos mil clientes para 100 casas, agora temos 300 clientes para as mesmas 100 casas”.

No que diz respeito especificamente ao mercado de construção nova, segundo os analistas, mantem-se o registo de uma forte procura, até porque a oferta é realmente escassa. “Investir numa urbanização nova aqui em Setúbal é obviamente um excelente investimento”, mencionou Rui Chaves.

Urbanização Quinta da Amora

E neste contexto, o Millennium bcp vem dar nota de que são apenas 51 os lotes para construção disponíveis na urbanização Quinta da Amora. Estamos a falar de 125.643 m2 de terreno para construção de edifícios de habitação de 6 a 8 pisos acima do solo, comércio e serviços. O Alvará de Loteamento prevê no total 676 fogos habitacionais no Cabeço da Bolota, freguesia de São Sebastião, concelho e distrito de Setúbal. Estão executadas as infraestruturas e rececionadas provisória e parcialmente pela Câmara Municipal Setúbal. Esta urbanização beneficia da sua boa localização, próximo do Instituto Politécnico e da escola Profissional de Setúbal, bem como das Piscinas das Manteigadas, Estádio do Complexo Municipal de Atletismo com pista tartan e ainda do Parque da Bela Vista.

Como se constata, Setúbal tem vindo a conquistar, cada vez mais, o interesse de promotores e investidores imobiliários, por haver procura ativa face à rapidez com que se chega a Lisboa e às praias da zona. Estes lotes, que podem ser vendidos à unidade são uma oportunidade de investimento para quem pretenda colocar no mercado com procura, uma urbanização residencial completa e com excelentes vistas para a baía do rio Sado e acessos próximos ao centro e à A2.

Esta urbanização, tem condições e estrutura para uma oferta dirigida particularmente à classe média e representa um prolongamento natural da cidade de Setúbal. E o Millennium bcp está disponível para avaliar propostas com a possibilidade de financiamento bancário, preferencialmente para o desenvolvimento e construção dos edifícios.

Ramiro Gomes, responsável de Vendas Grandes Imóveis Sul, da Direção de Crédito Especializado e Imobiliário, do Millennium bcp, confirma que Setúbal é uma localização cada vez mais procurada, assumindo-se como uma alternativa a Lisboa, com preços mais competitivos e abrangentes a vários mercados alvo. “Em termos geográficos, Setúbal está perto de Melides e Troia, bem como do parque Natural da Arrábida, onde se pode disfrutar das melhoras praias da área metropolitana de Lisboa. Todas estas características tornam Setúbal numa excelente zona para viver”.

No entender deste responsável, o cliente-tipo para este loteamento serão promotores de pequena e média dimensão com interesse em implementar os seus projetos a partir de lotes mais pequenos, uma vez que o Banco promove a venda individualizada de cada um dos que fazem parte da Quinta da Amora. “Assim como investidores que pretendam adquirir nesta fase, para obter mais valias no médio prazo, uma vez que prevemos que após o início das primeiras construções no local, possa existir uma valorização da urbanização”.

Quanto ao cliente final, Rui Chaves responsável da Loja ERA Setúbal, admite serem casais entre os 35 e os 50 anos, já com alguma maturidade e estabilidade.

Apesar da existência de falta de construção nova na cidade de Setúbal, considerando que a urbanização possui 51 lotes, 49 dos quais para edificar prédios habitacionais, o Banco estima uma absorção a médio e longo prazo. “Será previsível que, numa primeira fase, exista uma maior procura pelos lotes com melhor localização, mas posteriormente deverá estabilizar concluindo-se numa absorção a médio prazo”.

Ramiro Gomes mencionou ainda que Setúbal está perante uma fase onde a reabilitação urbana da baixa da cidade é o motor da construção civil, encontrando-se várias obras em curso para recuperação de prédios antigos e também recuperação de alguns espaços propriedade de Entidades Publicas. “Existindo pouca oferta habitacional nas zonas interiores e periféricas da cidade, leva-nos a pensar que esta nova urbanização poderá ser uma ótima solução de investimento para os promotores, uma vez que a população residente em Setúbal necessita de uma nova oferta habitacional, com localização próxima do centro da cidade, como é o caso, e com todas as comodidades atuais”.

Para mais informações, contatar o respetivo gestor, Nuno Batista, e-mail: nuno.batista@millenniumbcp.pt; telefone: +351 211133537.