Terrenos para autoconstrução são oportunidade a explorar em Vila Viçosa

31/05/2023
Terrenos para autoconstrução são oportunidade a explorar em Vila Viçosa

Numa altura em que aumenta a procura por habitação fora dos grandes centros urbanos, os terrenos para autoconstrução de habitação têm hoje um forte potencial na região do Alentejo, em particular em concelhos onde escasseia a oferta de nova habitação.

É o caso de Vila Viçosa. É conhecida e visitada pela sua história. Além dos mármores, o turismo é um dos pilares da economia local, em especial o enoturismo, mas é também cada vez mais uma boa opção para quem procura espaço, qualidade de vida e tranquilidade, com muito bons acessos rodoviários que permitem estar a menos de uma hora de Espanha ou da capital de distrito, Évora, e também próximo da zona do Alqueva.

Quem procura uma vida fora dos grandes centros urbanos, pode encontrar em Vila Viçosa boas oportunidades para investir. Este mercado dá conta de que os interessados têm procurado particularmente quintas e outros imóveis disponíveis para construção ou reconstrução, com a possibilidade de criar espaço exterior, uma procura que tem vindo a ser impulsionada pelo aumento e generalização do teletrabalho, que permite morar a maiores distâncias de centros como Lisboa.

O potencial é grande, num concelho onde entraram em processo de licenciamento urbanístico em 2022 14 projetos de habitação, num total de 15 fogos. No ano passado, foram vendidos 192 fogos em Vila Viçosa, todos eles habitação usada, 158 dos quais moradias, uma das maiores dinâmicas do distrito de Évora, onde o tempo médio de absorção por imóvel é de 8 meses, em linha com a dinâmica do distrito. Já no primeiro trimestre deste ano, foram vendidas 48 casas (todas usadas), 36 das quais moradias, que continuam a ser a tipologia mais procurada.

Os números da Confidencial Imobiliário constatam um mercado onde falta nova construção, e onde os terrenos disponíveis podem ser uma boa oportunidade para construir habitação nova, com a vantagem de poder ser criada à medida das necessidades de cada família.