Já está de portas abertas um dos projetos de reabilitação urbana mais icónicos de Vila Nova de Gaia e da região do Porto dos últimos anos, o World of Wine – WOW, que recupera uma série de edifícios de antigas caves originalmente destinadas à armazenagem e engarrafamento de Vinho do Porto, que estavam desativadas.
Classificado de projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN), o WOW resulta de um investimento de cerca de 105 milhões de euros da Hilodi, empresa do grupo The Fladgate Partnership. O projeto de arquitetura é assinado pela Broadway Malyan. Este é um dos projetos-âncora da A400, que foi responsável pela elaboração e coordenação dos projetos de todas as especialidades.
O WOW reúne num único complexo espaços comerciais e culturais, nomeadamente 7 museus distintos, 6 restaurantes e uma Wine School, entre outras atrações. As vistas panorâmicas sobre a cidade do Porto são um dos pontos fortes deste espaço. É um projeto focado no turismo, e que pretende “responder à procura crescente por espaços culturais diversificados”.
Já em pleno funcionamento, desde o verão de 2020, “o Quarteirão Cultural revitaliza a região e destaca-a como ponto de interesse para visitantes e investidores”, considera a A400, que acredita que este projeto é “uma prova viva de visão e transformação, oferecendo valor tanto cultural como imobiliário à região do Porto”.
Este novo quarteirão cultural é “um marco cultural e imobiliário. Este espaço une património histórico com um centro vibrante de arte, história e gastronomia”, descreve a empresa. O atual Quarteirão Cultural de Vila Nova de Gaia “é um complexo cultural que reúne o melhor do vinho português, obras de arte incríveis e a história da cidade do Porto num único local. Um espaço recheado de experiências gastronómicas memoráveis, ótimas oportunidades fotográficas, vistas encantadoras da cidade do Porto e vivências inesquecíveis”, nota ainda a A400.
Reabilitação urbana “é de suma importância”
Para a A400, a reabilitação urbana “é de suma importância. No contexto atual, vemos uma crescente necessidade de revitalizar e reutilizar infraestruturas existentes para promover o desenvolvimento sustentável e preservar o património histórico e cultural. Através de projetos como o World of Wine, procuramos aliar tradição, inovação e sustentabilidade, dando uma nova vida a espaços anteriormente subutilizados”.