Manuel Reis Campos
Manuel Reis Campos
Presidente da CPCI e da AICCOPN

Inovação e sustentabilidade apontam o caminho para o futuro

08/11/2023

A atual edição deste evento tem a particularidade de ocorrer num ano no qual o problema do acesso à habitação tem estado no centro das preocupações da nossa sociedade e no foco da agenda política nacional. A solução apresentada pelo Executivo passou pela aprovação do Pacote Mais Habitação, cuja legislação veio alterar um conjunto significativo de matérias, destacando-se o processo de licenciamento municipal, o arrendamento, o alojamento local, o cooperativismo, e ainda a fiscalidade incidente sobre a construção e o imobiliário. Exige-se, agora, a todos os envolvidos no mercado da habitação uma atuação conjunta e cooperante na resolução rápida do problema da reduzida oferta de alojamentos a preços compatíveis com os rendimentos da população e, em particular, dos mais jovens.

No que concerne o papel que compete às empresas da construção e do imobiliário, estou convicto que, com o seu know-how e experiência acumulada, estão habilitadas para potenciar e contribuir rapidamente para a disponibilização no mercado de uma maior oferta de casas.

A AICCOPN, ciente da importância da capacitação das empresas do setor, na implementação de novos processos construtivos, como a construção modular ou off-site, em novas tecnologias e ferramentas digitais, como a impressão 3D ou o BIM – Building Information Modeling, e da qualificação dos recursos humanos, tem vindo a desenvolver importantes iniciativas para incentivar a aposta em inovação, em particular, pelas PME’s. Neste âmbito, a associação tem vindo, desde 2017, a distinguir empresas, que se destacam pela sua solidez, pela implementação de ações inovadoras, pelo respeito das exigências climáticas e ambientais e pela melhoria das competências dos seus recursos humanos, através da marca R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável. Mais recentemente, foi editado o Manual de Inovação e Sustentabilidade: Os Desafios e as Soluções na Reabilitação Urbana 4.0 – Materiais, Tecnologias, Recursos Humanos e Segurança, em parceria que envolveu a AICCOPN e a Universidade Fernando Pessoa, em colaboração com as Universidades de Aveiro, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Vida Económica, o qual visa refletir sobre as transformações e os novos desafios decorrentes da chegada da quarta revolução industrial e o impacto na fileira da construção, tendo especialmente em análise o desenvolvimento e aplicação de diversas ferramentas de caráter predominantemente tecnológico na Reabilitação Urbana 4.0.

A adaptação das empresas do setor da construção e do imobiliário às novas exigências do mercado é um desafio que deve ser apoiado e incentivado, já que se constitui como o caminho primordial para o aumento de competitividade e produtividade e, no caso concreto da habitação, para a rápida resolução dos problemas existentes, ao mesmo tempo que contribui para a redução do consumo energético dos edifícios, a descarbonização e a sustentabilidade económica e ambiental.