MERCADO

Lagos assume liderança num Algarve cada vez mais empreendedor

Se, antes, o Algarve era apontado como, maioritariamente, um destino turístico, a nova realidade que todo o contexto de pandemia nos trouxe veio promover esta geografia a um local privilegiado para viver e desenvolver uma carreira profissional. Não só pelos cidadãos nacionais que, potenciados pelo trabalho remoto veem no Algarve um excelente local para primeira habitação, como por estrangeiros que cada vez mais apostam nesta zona de Portugal para viver. A prová-lo está o desenvolvimento do mercado imobiliário na região. Em 2021, segundo uma análise efetuada pela unidade de research da BA&N, o Algarve apresentou os preços de transação mais elevados do país, com o preço médio do metro quadrado de compra na ordem dos 2.114 euros no final de 2021, face a 1.731 euros médios da avaliação. No concelho de Lagos, por exemplo, o diferencial entre o preço pago pelos imóveis e o valor atribuído pelos peritos nas casas avaliadas encontra-se na órbita dos 42%.

De acordo com nota do estudo “esta dinâmica tem sido acompanhada por um crescimento acentuado do financiamento bancário para a compra de habitação, sendo que nem sempre as avaliações exigidas pelos bancos para concederem estes empréstimos estão a acompanhar a evolução sentida”.

Promoção do desenvolvimento

Cientes de toda esta nova realidade, a autarquia de Lagos tem apostado na promoção do desenvolvimento, atuando nas áreas da economia e emprego, nomeadamente através da captação de investimento em setores considerados estratégicos e no desenvolvimento e apoio de ações de dinamização do comércio e economia locais. “Procura-se desta forma estabelecer parcerias estratégicas com outros atores económicos, sociais etc., receber e apoiar iniciativas de empresários (apoio ao investidor), esclarecendo, encaminhando, protegendo, mas também procurando ativamente investidores e empresários, criando dossiês específicos de promoção do concelho e de indicação de condições específicas de apoio ao investimento”, revela a autarquia local.

A Câmara tem desenvolvido redes regionais e locais de acesso e partilha de informação à atividade económica, como por exemplo a rede “InvestAlgarve”, com vista ao melhor esclarecimento e encaminhamento de investidores tendo em vista os seus objetivos de negócio e os objetivos estratégicos do município e da região.

Por outro lado, tem vindo a desenvolver, em articulação com outros projetos do município – designadamente o projeto relativo à dinamização do centro histórico –, e com outras entidades parceiras, um sistema de promoção de apoios com vista à atração de investimento com criação de emprego.

Tornar Lagos mais inovador

A câmara aposta ainda na promoção e envolvimento com setores estratégicos da economia local, desde a economia do mar ao turismo, e na promoção de novas formas colaborativas, dinâmicas e de partilha na economia local. O objetivo é “tornar Lagos um concelho mais empreendedor e inovador, com capacidade de motivar pessoas e de atrair talentos que contribuam para o seu desenvolvimento económico e social”. Neste âmbito, a câmara municipal acolhe e apoia o projeto “Co-work” em Lagos, funcionando atualmente na antiga Escola Gil Eanes, no centro histórico da cidade de Lagos.

Entre as iniciativas disponíveis, destaque para o Algarve Acolhe, uma ferramenta web de apoio aos investidores no processo de localização das suas atividades empresariais. A plataforma disponibiliza informação relativa às Áreas de Acolhimento Empresarial, identificando valências, disponibilidades, acessibilidades e contactos.

O já mencionado InvestAlgarve merece igualmente destaque. Ao estar integrado neste projeto liderado pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a Câmara Municipal de Lagos presta no Gabinete do Munícipe atendimento personalizado destinado a empresários e empreendedores que desejem implementar ou desenvolver a sua atividade económica no concelho de Lagos ou no Algarve.

Este serviço visa estimular o investimento, o empreendedorismo e o espírito empresarial na região, constituindo-se como um sistema de resposta em rede que integra o Núcleo Coordenador, o Núcleo de Gestão Estratégica, os 16 Municípios da região, como pontos de contacto iniciais com empreendedores e empresários, e as várias entidades mediadoras que disponibilizam suporte específico na elaboração de planos de negócio, formalização de candidaturas a incentivos comunitários, projetos empresariais para a internacionalização, entre outros apoios.

A evolução crescente, que se tem verificado nos preços das casas, em Lagos, dá suporte à idêntica evolução da procura que se faz sentir nesta localização. Os novos modelos de trabalho potenciaram o Algarve, como escolha privilegiada para 1ª habitação, não só por portugueses, como também por estrangeiros, e Lagos não é exceção. No entanto, parece não haver ainda uma oferta conducente à procura que se tem registado.

E neste contexto, o Millennium bcp apresenta, ao mercado, o último lote de terreno (nº 7) disponível para construção multifamiliar, inserido na Urbanização Varandas de São João, em Lagos.

Este lote de terreno, destina-se à construção de um edifício de 3 pisos acima do solo e 1 cave para estacionamento, num total de 18 fogos.

A urbanização beneficia de uma localização privilegiada, numa encosta com vista ampla sobre a cidade e a Marina de Lagos, tendo como envolvente a malha de 1ª habitação que é a própria urbanização, comércio variado e a proximidade da PSP, do Complexo Desportivo e do Estádio Municipal de Lagos.

A pouco mais de 15 minutos a pé, chega-se à Marina, e a praia de São Roque está a cerca de 5 minutos de carro. Ou seja, para 1ª habitação e com este enquadramento e localização, o último lote para construção na Urbanização de São João, em Lagos, representa uma oportunidade de criar uma oferta com procura real.

O Banco irá analisar propostas de compra para este imóvel, recebidas até às 17h do dia 30 de junho de 2022.

Para esclarecimentos adicionais, contactar o gestor comercial do Millennium bcp pelo email: carlosbarria.carapinha@millenniumbcp.pt ou pelo telefone: +351 915164239

Ref. 69467

Área do lote: 3.253 m2;

Área de Implantação: 1.350 m2;

ABC: 1.965 m2

Preço Base: 600.000€

Relacionados