EMPREENDIMENTOS

Sintra: dinâmica empresarial, social e qualidade de vida

Sintra é o terceiro município do país com maior número de empresas em atividade. Nos últimos anos, este concelho obteve um aumento previsional de cerca de 2180 instituições, o que representa um crescimento relevante de 6,1%. Aliás, Sintra tem vindo a manter uma tendência positiva de constituição de pessoas coletivas, acompanhando a generalidade da evolução que se verificou ao nível nacional e das áreas metropolitanas.

Por setor empresarial, o concelho apresenta um especial enfoque nas atividades administrativas e serviços de apoio, comércio por grosso e a retalho e atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares.

Outro indicador é que Sintra está entre os 10 municípios mais exportadores do país, sendo o quarto da Área Metropolitana de Lisboa, precedido por Lisboa, Palmela e Setúbal. O tipo de bens mais exportados no município, representando quase 70% das exportações, são produtos das indústrias alimentares como bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres, para além de tabaco e seus sucedâneos manufaturados, representando cerca de 43% do total das suas exportações. Já as máquinas e aparelhos e material elétrico representam cerca de 12%, com os produtos das indústrias químicas ou das indústrias conexas a representarem outros 12% do total exportado.

Sintra é Capital Europeia da Economia Social

Em Sintra, o setor da economia social destaca-se pelo número e diversidade de organizações, com 1.207 entidades, representando 2% do total nacional distribuídas por diversos segmentos, tais como cultura, serviços sociais, organizações religiosas, educação, saúde e proteção ambienta.

Entretanto, as medidas implementadas pelo município de Sintra no apoio ao setor social, seja no plano financeiro “com as suas atividades e projetos, mas também através da cedência de instalações e de recursos humanos, logísticos e materiais indispensáveis ao desenvolvimento da sua ação”.

Sintra tem desenvolvido programas específicos de financiamento como o Programa de Apoio Financeiro às Instituições sem fins lucrativos (PAFI) e a criação de Fundos de Emergência, destinados ao apoio financeiro extraordinário, atribuído a este setor para fazer face às dificuldades de tesouraria provocadas pela Covid-19.

Segundo os últimos dados disponíveis no município, a percentagem de conclusão do total de pedidos de licenciamento entrados subiu de 89% para 96%, merecendo particular destaque as conclusões de Pedidos de Operações Urbanísticas (OU), que aumentou para 91%.

O concelho tem vindo a destacar-se pela sua dinâmica empresarial, nomeadamente na área do comércio e serviços, mas também pela qualidade de vida que consegue imprimir aos residentes.

Terreno para construção comercio e serviços

junto ao Belas Clube de Campo

O Millennium bcp tem à venda um ativo que corresponde a duas parcelas de terreno, localizadas na Serra da Carregueira, em Sintra, com capacidade construtiva para comércio e serviços e junto à entrada principal Belas Clube de Campo.

Enquadradas no Plano Diretor Municipal (PDM) de Sintra e também abrangidas pelo Plano de Urbanização da Serra da Carregueira (PU), caraterizam-se como Solo Urbano à luz do Decreto Regulamentar nº 15/2015, tal como, aliás foi reconhecido no PDM.

No total são 40.047 m2 que, de acordo com a planta de ordenamento do PDM atualmente em vigor, integram-se em três categorias de uso do solo, sendo todas urbanas: Espaço de Atividades Económicas, com 7.790 m2, Espaços Verdes Urbanos com 15.847 m2 e Espaço de Uso Especial – Equipamentos com 16.410 m2.

Segundo o PU, este delimita uma Unidade de Execução, respeitante à entrada do Belas Clube de Campo, onde as parcelas de terreno se situam, e que visa a concretização de operações urbanísticas privadas, com os seguintes objetivos: criação de um espaço destinado a atividades económicas que permita a instalação de uma pequena unidade comercial a retalho e que sirva a área do Plano e, principalmente a urbanização total; o reforço da oferta para saúde e bem-estar, bem como serviços complementares na área do Plano; garantir o enquadramento paisagístico dos volumes a construir e a valorização da Estrutura Ecológica Municipal e reforçar a rede de mobilidade suave da área do Plano.

Localização privilegiada

Estamos perante lotes que se encontram junto da entrada principal do conceituado Belas Clube de Campo, em Sintra. O Belas Clube de Campo é um empreendimento residencial maioritariamente de 1ª habitação com um excelente enquadramento paisagístico, que se estende por mais de mil hectares inseridos no novo Parque Florestal da Serra da Carregueira, aproximadamente a 15 minutos do centro de Lisboa, e onde residem cerca de 800 famílias.

Parcelas de terreno para construção junto ao Belas Clube de Campo, Sintra

Concelho: Sintra/Lisboa

Freguesia: Queluz e Belas

Morada: Casal da Carregueira, 2605-033 Belas

Ref. 108208 e 108209 | Área dos lotes: 10.006 m2/30.046 m2 | Preço individual 390.000€ e 1.900.000€

Coordenadas GPS: 38.802010, -9.282218 (Ref.108208) / 38.801443, -9.280717 (Ref.108209)

Relacionados