“Precisamos de casas como precisamos de roupas, a arquitetura inspira a moda. É como fome e sede – precisamos de ambas”, disse Karl Lagerfeld (1933-2019), o designer que foi diretor criativo da Chanel durante 37 anos e que tinha o sonho de abrir um hotel de luxo. Esse desejo não se concretizou enquanto vivo, mas a sua marca tem vindo, desde 2021, a ganhar destaque no segmento imobiliário de luxo um pouco por todo o mundo. Depois das Karl Lagerfeld Villas Marbella, em Espanha, do Hotel Karl Lagerfeld Macau e de outros projetos na Malásia e no Dubai, a Maison Karl Lagerfeld prepara-se para conquistar Portugal.
Trata-se do empreendimento que começa a ganhar forma no coração da capital, o Karl Lagerfeld Residences Lisboa, com morada na Rua Braamcamp 48-50 e que é o primeiro projeto residencial da Maison em Portugal, criado em parceria com a Overseas, uma promotora imobiliária nacional
10 apartamentos exclusivos com áreas a partir de 234 m²
Situado no bairro mais elegante de Lisboa, o projeto alia-se à sensibilidade arquitetónica da Maison e ao espírito criativo da cidade. A poucos passos da Avenida da Liberdade, o empreendimento possui 10 apartamentos exclusivos distribuídos por 11 pisos, com áreas a partir de 234 m², espaços amplos e versáteis, acabamentos de topo e tecnologia de última geração. As comodidades incluem ainda serviço de concierge, um centro de bem-estar protegido e estacionamento privado subterrâneo.
O edifício ergue-se com uma expressão precisa, codificada pela Bauhaus: uma fachada escultural em forma de V que cria uma composição de linhas verticais subindo para o céu, desdobrando-se ao longo de um gradiente diagonal. O gradiente é “aquecido” com tons de vermelho, uma homenagem à moldura vermelha que Karl Lagerfeld usava para finalizar os seus esboços. A residência celebra a estética daquele a quem chamaram kaiser da moda, com detalhes de design que ele amava e utilizava na sua própria casa e trabalho. O design interior do projeto e a fachada do edifício foram desenvolvidos em colaboração com a The One Atelier.
“Trabalhar com a Karl Lagerfeld é sempre um convite a pensar para além do convencional. Estamos muito orgulhosos com a colaboração neste projeto luxuoso e exclusivo no coração de Lisboa. O nosso objetivo foi captar a precisão, a curiosidade e o amor de Karl por espaços cuidadosamente elaborados, e reinterpretar estes valores numa cidade definida pela luz, geometria e profundidade cultural — onde a arquitetura, os interiores e o estilo de vida se fundem numa experiência coerente. Cada detalhe é intencional, desde o ritmo da fachada à paleta de materiais, às referências artísticas e à qualidade emocional do espaço dedicado ao bem-estar. Estes dez apartamentos irão estabelecer um novo padrão de estilo de vida, sendo a primeira residência de marca com serviços de alto nível nesta capital vibrante e cultural”, refere Michele Galli, CEO da The One Atelier.
“Karl acreditava que o grande design deve ser vivido, não apenas admirado”
Os espaços comuns da residência são mobilados pela Karl Lagerfeld Maison e finalizados numa paleta limpa de aço escovado, laca, pedra Via Láctea e madeira em tons grigio (cinzento). Controlos domóticos, aquecimento por piso radiante e eletrodomésticos inteligentes elevam o conforto e o desempenho. O piso de bem-estar, acessível a todos os residentes, inclui um duche emocional (uma experiência de spa multissensorial com água, luz, som e aromaterapia), hamame (ou banho turco/árabe), sauna, piscina aquecida de bem-estar, piscina flutuante, sala de tratamentos e ginásio — uma ponte perfeita entre design e ritual.
As equipas de atendimento vestem uniformes personalizados Karl Lagerfeld com tecidos da marca. Um toque pessoal de Karl completa o piso de bem-estar: um sistema de som subaquático na piscina, inspirado naquele que está instalado na sua própria casa em Biarritz. A piscina privada exterior da penthouse foi projetada com um fundo transparente que forma o teto do piso inferior, adicionando uma camada única e ousada ao espaço interior. Cada apartamento inclui um jacúzi privado.
“Karl acreditava que o grande design deve ser vivido, não apenas admirado”, diz Pier Paolo Righi, CEO da Karl Lagerfeld. “Com cada residência, o nosso objetivo é criar um lugar que se sinta pessoal e fiel ao mundo de Karl. O seu espírito transparece não só na arquitetura e nos interiores, mas também na forma como o concierge o recebe, na tranquilidade do spa e nos detalhes pensados que moldam o dia a dia. É aqui que a nossa filosofia de design encontra uma cidade definida pela luz e pela criatividade, e algo genuinamente especial ganha forma. Estamos orgulhosos de apresentar a primeira residência de marca Karl Lagerfeld em Lisboa, honrando a visão inovadora e pioneira de Karl.”
“É um privilégio trazer esta visão a Lisboa com a Karl Lagerfeld”, acrescenta Pedro Vicente, CEO da Overseas. “Juntos, imaginámos uma residência que fala de conforto, elegância e autenticidade — um lugar que reflete o legado duradouro de Karl Lagerfeld e o encanto intemporal da cidade.”
O metro quadrado mais caro do país
Com um investimento estimado em 35 milhões de euros, a construção do Karl Lagerfeld Residences Lisboa deverá arrancar no segundo semestre deste ano e prevê-se que o projeto ficará concluído dois anos depois, em 2028.
Quanto a preços, estes poderão bater o recorde dos apartamentos mais caros de Lisboa. Segundo o Jornal Económico, o valor estimado do metro quadrado neste novo projeto é de 25 mil euros, um valor cinco vezes superior à média de Lisboa e oito vezes a média nacional.


