Já começou a ser construído em Vila Nova de Gaia o novo empreendimento Privilege, um investimento de cerca de 20 milhões de euros da promotora imobiliária 4A Empreendimentos, que deverá ser concluído no final de 2025.
Com vistas sobre o rio Douro e junto ao Arrábida Shopping, numa localização central e próxima da nova linha do metro do Porto, o Privilege terá 8.000 metros quadrados de área de construção, com 56 apartamentos T1 a T4 distribuídos por 5 pisos. Tem ainda estacionamento e arrumos em cave. 70% dos apartamentos já estão vendidos, apesar da fase ainda inicial de construção.
O Privilege é assinado pelo gabinete de arquitetura JRCP Arquitectos. Desenvolve-se ao longo do terreno “aproveitando a exposição solar, assentando num embasamento em pedra natural, e a partir do qual se desenvolvem os pisos de habitação”.
Em entrevista ao Público Imobiliário, Jan Przewodowski, sócio gerente da 4A Empreendimentos, explica que o projeto foi desenvolvido “tendo especial atenção à organização formal dos espaços públicos e privados e da relação interior/exterior, privilegiando as vivências das varandas e terraços”. Para o responsável, “este aspeto foi definitivo em termos da imagem exterior do edifício que é pautada pela horizontalidade das varandas amplas que acompanham todo o edifício”.
De acordo com Jan Przewodowski, o projeto Privilege “é a pérola da 4A Empreendimentos, moderno, inovador e contemporâneo, um edifício que materializa o conceito de privilégio”. Destaca a sua “construção, materiais de excelência, vistas panorâmicas e localização em franco desenvolvimento urbanístico”.
Espaços exteriores foram uma das principais apostas
Os espaços exteriores são um dos pontos fortes do Privilege. Jan Przewodowski explica que, desde o início do projeto, “a intenção era desenvolver habitações que, para além da qualidade da distribuição interior, tivessem também uma generosa área de vivência exterior em varandas e terraços. Esta ideia está bem presente quer na organização interna do edifício quer na imagem exterior apresentada”.
Em toda a envolvente “foi criada uma zona ajardinada pública e privada, criando assim uma massa arbórea que promove a privacidade das habitações”. Assim, “é proposto um edifício que procura tirar o melhor partido do terreno onde se insere em termos de modelação da topografia existente e da exposição solar”.
Este projeto “destina-se a quem procura viver com qualidade num centro urbano e ainda assim, usufruir de espaços de zonas verdes trazendo assim a tranquilidade que necessitamos para o dia a dia”, afirma ainda o responsável da 4A Empreendimentos.
Sustentabilidade desde a fase de construção
A sustentabilidade foi uma das preocupações assumidas desde logo neste projeto pelo promotor e equipa projetista.
Desde logo, na fase de construção, foram adotados métodos construtivos mais eficientes para reduzir os desperdícios, resíduos e emissões, promovendo a reutilização e circularidade dos materiais.
A implantação do edifício foi feita a pensar na orientação solar, para uma maior eficiência e conforto dos habitantes. Todas as divisões têm luz natural e ventilação cruzada. E também as zonas verdes pensadas no exterior criam uma proteção natural dos apartamentos ao nível da temperatura.
A construção será feita com isolamento térmico e acústico na envolvente exterior, e as caixilharias de alumínio terão corte térmico e vidros eficientes.
Também os equipamentos instalados foram escolhidos tendo em conta a sua eficiência energética, para garantir menores custos de utilização. Todas as frações têm certificado energético A.
Millennium bcp é parceiro de anos
O Millennium bcp é parceiro da 4A Empreendimentos no desenvolvimento de vários projetos em Portugal desde há vários anos, incluindo o Privilege. Jan Przewodowski afirma que o banco “é um parceiro fundamental na nossa história de sucesso. No Millennium bcp sentimos que estamos em casa, existe uma relação de confiança muito grande”.