Nos próximos dias 11 e 12 de novembro, a Fundação Oriente, em Lisboa, vai receber o VI Congresso APEGAC e II Feira do Condomínio, um evento organizado pela APEGAC - Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios, com o apoio da revista Vida Imobiliária. Serão dois dias de agenda preenchida, com mesas redondas e sessões paralelas temáticas.
Em entrevista ao Público Imobiliário, Vítor Amaral, presidente da APEGAC, destaca que um congresso como este “é um momento de afirmação de qualquer instituição. O setor da administração profissional de administração de condomínios é pouco reconhecido e valorizado na sociedade, mesmo pelos seus clientes, que são os proprietários de cerca de 2 milhões de frações em edifícios sob o regime da propriedade horizontal. Isso deve-se ao facto de ser uma atividade relativamente recente, e ao facto desses proprietários, condóminos, na sua maioria, estarem completamente ‘divorciados’ da vida do seu condomínio”.
Com o congresso a APEGAC pretende “não só a afirmar a associação, como também o setor, trazendo à discussão temas que são atuais e importantes, inclusive para os próprios condóminos, na busca do caminho da qualidade que é necessária para o reconhecimento e valorização em falta”. Não duvida de que “o futuro deste setor, como de muitos outros, depende da qualidade e, para a atingir, os profissionais devem estar preparados e unidos”, defendendo o trabalho “para dar a conhecer a complexidade da atividade”.
O objetivo é que este congresso seja “um momento de partilha de conhecimento e que deixe em quem nele participar a confiança no trabalho da APEGAC para a credibilização e valorização do setor e que continuará a ser o principal parceiro dos profissionais de administração de condomínios, dos condóminos e das entidades que o tutelam”.
Vítor Amaral destaca que, neste congresso, “contamos com a presença, entre outros, da senhora secretária e Estado da Habitação, do presidente do IMPIC, presidentes da CPCI e da CCP, representante da Câmara Municipal de Lisboa, representante da ADENE, vários juristas especializados na área da propriedade horizontal, oradores conhecidos na área da engenharia civil, representantes associações internacionais e várias empresas do setor. Todos, cada um na sua missão e com a sua experiência, aportarão qualidade ao evento e proporcionarão bons momentos de debate e reflexão”.
Um dos temas atuais que estará em destaque é a sustentabilidade dos edifícios e a sua descarbonização, “na linha da frente das preocupações de todos. Há necessidade de passar à ação, e queremos sensibilizar os profissionais para isso”. O tema do financiamento aos condomínios está ligado a este, já que é necessário para muitas intervenções deste género.
A secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, está convidada para a abertura do congresso. Vítor Amaral afirma que “está criada uma enorme expectativa quanto à sua intervenção e referência ao setor, mais concretamente sobre a tão aguardada regulação da atividade profissional de administração de condomínios, indispensável para a valorização e credibilização da atividade”.
Porque é importante conhecer o que se faz nesta área de atividade noutros países, Espanha e Brasil estarão representados por três associações do setor. “Conhecer o que melhor se faz noutros países e partilhar o que de melhor fazemos, contribui para o reconhecimento do setor”, afirma o presidente da associação.
Será também debatida a questão da gestão de conflitos e a arte de gerir consensos, ou a responsabilidade civil e criminal do administrador de condomínios.
Outro dos momentos altos do evento deverá ser o lançamento do novo projeto de banda desenhada “Zé Condomínio”, direcionado às escolas básicas, com o objetivo de “levar o conhecimento aos mais novos e, através destes, ao seu núcleo familiar sobre quais as funções do administrador e a sua importância para a vida do condomínio”. O objetivo da APEGAC com a iniciativa é “desempenha um papel pedagógico de relevo junto da sociedade civil”.
Sobre a Feira do Condomínio, Vítor Amaral destaca que “pretendemos proporcionar aos profissionais do setor o contacto com empresas que trabalhem ou prestem serviços nas muitas e diversas áreas relacionadas com condomínios, desde a manutenção de equipamentos, como é o caso dos ascensores, piscinas, bombas elevatórias, sistemas de segurança, passando pela limpeza, jardinagem, até às obras de manutenção e conservação dos edifícios. Com bons parceiros, tecnicamente bem habilitados, que prestem serviço de qualidade, são os condomínios que, em primeira linha, serão beneficiados. Todos sabemos da dificuldade de encontrar empresas tecnicamente bem habilitadas, esta feira será uma boa oportunidade para conhecer empresas de qualidade, disponíveis para trabalhar com condomínios”.
As inscrições para o VI Congresso APEGAC e II Feira do Condomínio já estão abertas e podem ser feitas online, no site do evento, aqui.