Construir habitação nova fica quase 5% mais caro em setembro

11/11/2025
Construir habitação nova fica quase 5% mais caro em setembro
Pixabay

Construir habitação em Portugal continua a ficar mais caro de mês para mês. Em setembro, os custos de construção de habitação nova terão aumentado 4,8% em termos homólogos, um agravamento de 1,1 pontos percentuais da taxa registada no mês anterior, estima o Instituto Nacional de Estatística. 

No período em causa, o preço dos materiais registou uma variação de 1,4%, acelerando face aos 0,9% do mês anterior. Mas é a mão de obra que mais pesa no índice, com os custos a aumentar 8,8%, face a setembro do ano passado, mais 1,8 pontos que em agosto, o que confirma a aceleração deste indicador. A mão-de-obra já tinha subido acima dos 8% em julho deste ano, com uma variação de 8,4% nessa altura, e também em setembro do ano passado, de forma idêntica. 

O custo da mão de obra contribuiu com 4 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga deste índice, e os materiais com apenas 0,8 pontos. 

Entre os materiais que mais influenciaram a subida dos custos estão os Vidros e Espelhos, com uma subida de cerca de 30% e o Betão Pronto com uma subida de cerca de 5%. Em sentido oposto, destacaram-se os Betumes, a Chapa de aço macio e galvanizada e os Tubos de PVC com descidas de cerca de 5%.

Por outro lado, na variação mensal, o índice dos custos de construção de habitação nova subiu 0,8%, mais 1,2 pontos que no mês anterior. Os materiais aumentaram 0,2%, recuperando a descida de -0,3% de agosto, e a mão de obra 1,5%, compensando também a variação negativa de -0,5% do mês anterior, e acelerando face aos 0,8% de julho. 

Assim, a mão-de-obra contribuiu com 0,7 pontos para a formação da variação mensal, e os materiais com 0,1%.