A zona histórica da Baixa do Porto vai ter um novo projeto residencial premium, o Estória – Exclusive Urban Retreat, promovido pela Aspire, fruto de um investimento de 5 milhões de euros.
Situado na rua 31 de Janeiro, transversal à rua de Santa Catarina, este projeto tem “um conceito de habitação verdadeiramente diferenciador”, explica a promotora em entrevista ao Público Imobiliário. “Inserido numa zona carregada de história e tradição, este projeto traz uma nova dimensão de modernidade, elegância, conforto e luxo, criando uma experiência de habitação única no coração da cidade. Ao preservar a fachada original, respeitamos o charme e a história da zona, ao mesmo tempo que surpreendemos com um interior onde o luxo e a inovação se fundem”. Mais do que um espaço para viver, o Estória foi concebido para ser um retiro urbano, onde o ritmo frenético da cidade dá lugar à paz e tranquilidade. Com um design sofisticado e acabamentos de alta qualidade, o empreendimento oferece amenities difíceis de encontrar no centro do Porto, proporcionando uma vivência de luxo incomparável”, descreve a Aspire.
Com uma área bruta de construção de 2.813 metros quadrados, o Estória é composto por 19 apartamentos e 3 villas duplex, distribuídos por três edifícios. Terá spa de luxo, piscina interior, sauna, jardins e espaços verdes, e estacionamento privativo com carregamento para veículos elétricos. Todos os projetos da Aspire são assinados pelo arquiteto Riccardo Cannatá, do atelier Cannatá & Fernandes.
Este é o segundo projeto da Aspire nesta zona da Invicta, e “reforça a nossa presença em localizações estratégicas da cidade”. A promotora destaca que a localização do Estória “combina o melhor de dois mundos: a energia vibrante da cidade e a exclusividade de um refúgio privado. Está a poucos passos de uma das ruas mais movimentadas do Porto, sem abdicar do conforto e da serenidade é o que torna este projeto verdadeiramente especial”.
O Estória está atualmente em fase de construção. As obras arrancaram em abril, e deverão ser concluídas no final deste ano. A comercialização arranca no final de fevereiro, mas algumas frações já estão reservadas. As campanhas têm tido um forte alcance no mercado internacional, mas também os clientes portugueses estão no público-alvo.
“O Estória foi concebido para um público de luxo que valoriza a exclusividade e a arte de bem viver. Dirigimo-nos a um segmento que não busca apenas um imóvel, mas sim uma peça rara – uma verdadeira joia no coração do Porto”, completa a Aspire.
Sustentabilidade “é o cerne” do Estória
A empresa explica que “a sustentabilidade está no cerne do desenvolvimento do Estória, refletindo um compromisso claro com a preservação do património, a eficiência energética e a integração harmoniosa com o meio ambiente. Cada detalhe foi pensado para minimizar o impacto ambiental, reutilizar recursos e criar um espaço equilibrado entre tradição e inovação”.
A recuperação está na génese do projeto, pressupondo “a salvaguarda de todos os elementos estruturais passíveis de serem mantidos. Em vez de demolições excessivas e reconstruções desnecessárias, foi adotada uma abordagem de conservação, respeitando a história do edifício e reduzindo significativamente o desperdício de materiais e recursos”.
Neste projeto, o nível de impermeabilização dos solos foi reduzido, em comparação com a ocupação anterior dos lotes, o que permite um aumento significativo das áreas verdes. Isto é útil na reposição do lençol freático ou na evitação de acumulação de água. Foi também preservado o poço existente, e são mantidas as fontes e minas de água.
Destaque também para a componente de eficiência energética. O edifício tem isolamento térmico completo, e todos os apartamentos têm vidros duplos ou triplos, perfis com corte térmico e, quando possível, foram mantidas as caixilharias de madeira existentes. O edifício é equipado com painéis solares para produção de energia e bombas de calor.
Millennium bcp apoiou o desenvolvimento deste projeto
Para a Aspire, o maior desafio desta empreitada do Estória “foi garantir uma construtora que conseguisse equilibrar os altos padrões de qualidade exigidos com os prazos de construção previstos. Num mercado onde a mão de obra qualificada e os materiais de excelência são cada vez mais requisitados, encontrar um parceiro que garantisse essa combinação foi um processo minucioso”.
Este processo foi desenvolvido com o apoio do Millennium bcp, através da sucursal Braga Negócios, que “solidificou a nossa aposta no desenvolvimento imobiliário de excelência, permitindo-nos avançar com confiança e segurança na concretização da nossa visão”. Para a Aspire, “mais do que um banco, o Millennium bcp é parte integrante da equipa. A relação próxima e a colaboração contínua refletem uma parceria baseada em confiança mútua e compromisso. Conseguir alcançar este nível de apoio, significa que acreditam na nossa visão e no impacto positivo que queremos trazer para o mercado imobiliário da cidade”.
A promotora completa ainda que “esta parceria continuará a ser um pilar fundamental para os nossos futuros projetos, reforçando o compromisso de ambas as partes em elevar os padrões da habitação no Porto”.