O JC Group está a desenvolver um novo projeto residencial em Talvai, Famalicão, o Villas Talvai, resultado de um investimento de 8,5 milhões de euros.
Este empreendimento situa-se no Lote 2 da rua Flávia Estefânia Guimarães, e terá 41 unidades residenciais T2 e T3, numa área total de construção superior a 5.000 metros quadrados.
Em entrevista ao Público Imobiliário, o JC Group avança que “a ideia de desenvolver um projeto imobiliário em Talvai nasce da necessidade de dar uma resposta à atual situação do mercado imobiliário desta zona do país”.
Este projeto é assinado pelo arquiteto Francisco Magalhães Barreiro. Segundo a promotora, o objetivo passou por “projetar uma peça arquitetónica que estivesse em harmonia com a sua envolvente, mas que, através das suas linhas e materiais, se destacasse dos restantes edifícios”.
“No decorrer da elaboração do projeto de arquitetura foi constante a preocupação em oferecer a todos os aposentos uma ótima exposição solar, através da sua orientação e de vãos generosos, dando origem a num edifício com uma composição extremamente simples”. Por outro lado, “a implantação adotada teve como principal referência a melhor adaptação à configuração geométrica e morfológica do terreno, resultando numa volumetria que mantém uma relação uniforme com a cota do arruamento. O programa funcional para cada uma das frações de habitação foi equacionado no sentido de permitir uma organização hierarquizada e estruturante das diferentes áreas funcionais da habitação, de acordo com as especificidades e interações”.
A promotora descreve ainda que “o projeto foi desenvolvido na procura do equilíbrio e do compromisso possível entre a contenção formal, a preocupação estética e a qualidade construtiva do edifício, tendo como objetivo otimizar a relação entre os aspetos de funcionalidade, conforto, rigor construtivo e a utilização criteriosa dos meios que a viabilizem, sem colidir com a necessidade de controlar os custos da construção, que surge desde o início como uma das exigências de projeto”.
A sustentabilidade é hoje “um tema incontornável na construção”, e alarga-se às mais variadas disciplinas do setor. No caso do Villas Talvai, algumas opções para melhoria da eficiência energética do edifício e da qualidade do ambiente interno incluem o isolamento térmico e instalação de janelas eficientes, utilização de lâmpadas LED em todo o edifício, iluminação inteligente, ou instalação de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) altamente eficientes e inteligentes.
Os cuidados ambientais estendem-se também à gestão dos resíduos da construção.
O Villas Talvai deverá ser concluído no final de 2025. Neste momento, decorrem as obras da estrutura do edifício. De acordo com o grupo, o principal público-alvo do Villas Talvai é o segmento médio-alto, e a comercialização dos fogos “está a ser bastante positiva”.
Millennium bcp apoia este projeto
O JC Group destaca que o Millennium bcp “teve, e tem, um papel muito importante no desenvolvimento deste projeto, assim como de outros que temos em desenvolvimento por todo o país. O banco tem sido um alicerce importante para o avanço das estratégias definidas pela empresa no que diz respeito ao seu crescimento e sustentabilidade, proporcionando ao grupo a possibilidade de crescer a nível empresarial, acreditando nas suas estratégias de negócio e nos objetivos definidos pela administração. As soluções apresentadas, os novos modelos de negócio e eficiência na resolução das questões que nos surgem no dia-a-dia em tempo útil é fulcral para que todos os projetos e negócios avancem ao ritmo que necessitamos”, conclui a promotora.