Numa cerimónia realizada no Salão Nobre na Câmara Municipal de Águeda e que contou com a presença de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação, membros do executivo municipal e representantes institucionais e das entidades envolvidas no projeto, foram entregues, simbolicamente, as chaves das primeiras nove habitações reabilitadas no Bairro de Vale Domingos.
Estas casas integram um total de 30 fogos habitacionais localizados naquele bairro, cuja conclusão está prevista para o decurso deste ano, num investimento global de 2,1 milhões de euros. Mais do que um ato simbólico, esta entrega representa segurança, dignidade e perspetivas de futuro para as famílias beneficiárias.
O executivo municipal salientou que a reabilitação deste bairro é mais um passo concreto na resposta às carências habitacionais existentes no concelho e tem como objetivo garantir habitação digna, segura e energeticamente mais eficiente a famílias em situação de maior vulnerabilidade.
A entrega das chaves às primeiras famílias, realizada por Miguel Pinto Luz, traduz-se em ganhos concretos para a população, proporcionando maior estabilidade social, melhores condições de habitação e novas oportunidades para a construção de projetos de vida mais seguros e sustentáveis.
Já foram entregues cerca de 15 mil habitações em todo o país
Esta intervenção integra o maior investimento de sempre em habitação pública, num esforço conjunto entre o Governo e as autarquias, que ultrapassa os 9 mil milhões de euros.
Até ao momento, já foram entregues cerca de 15 mil habitações em todo o país, com elevados padrões de qualidade construtiva, no âmbito do cumprimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Cada casa concluída traduz-se num passo concreto na construção de um país mais justo e coeso.
No plano das infraestruturas, após a cerimónia na Câmara Municipal a visita incluiu o Parque Empresarial do Casarão, uma zona industrial com elevado potencial de crescimento, onde foi feito o ponto de situação das acessibilidades e da ligação ao IC2, uma intervenção fundamental para a mobilidade e competitividade económica do concelho, igualmente financiada pelo PRR. Esta ligação rodoviária do Parque Empresarial ao IC2 é considerada estratégica para melhorar o acesso às zonas industriais e reforçar a atratividade empresarial de Águeda.
Investir em habitação e em infraestruturas é investir nas pessoas, nas empresas e num desenvolvimento equilibrado do país. É esse compromisso que o Governo pretende continuar a concretizar em proximidade com as comunidades.


