Um acordo entre a Câmara Municipal de Sintra e o IHRU foi assinado no Palácio Valenças, esta segunda-feira, tendo em vista a resolução de carências habitacionais de 3 mil famílias. Na assinatura do acordo para a concretização do ELH, estiveram presentes a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, Isabel Dias, presidente do IHRU, e o autarca Basílio Horta.
De acordo com informações fornecidas pela agência Lusa, com este acordo, a Câmara Municipal de Sintra “está a zelar por um direito fundamental, o direto de acesso a uma habitação”, referiu Basílio Horta. A autarquia enfatizou que “serão beneficiadas mais de 3.000 famílias, com intervenções que pretendem combater no terreno as dificuldades sentidas pelos mais desfavorecidos e zelar por melhores condições de vida dos munícipes”.
Ainda de acordo com a autarquia “este acordo agora celebrado vai permitir financiar a execução das medidas definidas na Estratégia Local de Habitação e beneficiará mais de 3.000 famílias, mais de 9.000 pessoas, num investimento de cerca 179 milhões de euros em seis anos”.
A ELH, assinada no final do ano passado, tem como finalidade responder a situações de emergência social e de extrema carência e precariedade habitacional, promovendo assim a melhoria das condições de acesso à habitação na região.
Este documento estratégico do município de Sintra, centra-se também na formulação de um quadro de suporte à elaboração de futuras candidaturas aos diversos programas nacionais de habitação, como é o caso do PRR.