Solid Sentinel cria mais de 500 apartamentos no Nooba – um novo Barreiro

18/10/2023
Solid Sentinel cria mais de 500 apartamentos no Nooba – um novo Barreiro

A oferta residencial do Barreiro vai ter um reforço de mais de 500 novos apartamentos, graças ao novo empreendimento “Nooba – A Fresh New Living”, um investimento de 150 milhões de euros da promotora imobiliária Solid Sentinel. Com 98.360 m², é um dos maiores projetos deste género do país, e o maior em curso na Margem Sul do Tejo.

O Nooba está a ser construído em 9 lotes, frente ao Parque Urbano do Barreiro, na primeira linha de rio. O primeiro edifício, o Nooba Horizonte, terá 62 apartamentos T1 a T5 Duplex. O segundo edifício, o Nooba Jardim, terá 65 apartamentos T2 a T4 Duplex, todos com áreas entre os 60 e os 247 m². Estes dois edifícios estão já em processo de construção, e serão concluídos no segundo semestre do próximo ano.

Todos os apartamentos têm varandas ou terraços privados, além de acesso à área comum do condomínio, com piscina e pista de jogging panorâmica. Mas os T4 Duplex do Nooba Jardim podem contar também com piscina privada e área exterior de terraço de 250 m².

Em entrevista ao Público Imobiliário, Alain Gross, CEO da Solid Sentinel, explica que “com o Nooba (de Novo Barreiro), queremos ajudar a posicionar o Barreiro num local de excelência para se viver, oferecendo um estilo de vida equilibrado e uma tranquilidade que não se encontram na capital, com vistas impressionantes sobre o rio”. Acredita que o empreendimento “oferece um ‘luxo democrático’, é muito mais do que um simples projeto imobiliário, é criar um novo estilo de vida para quem queira fugir da azáfama da cidade, mantendo a proximidade necessária”.

BARR_Ext_Cam24_0000.jpg

O Nooba é assinado pelo gabinete de Miguel Saraiva. Alain Gross recorda que o arquiteto “teve a atenção necessária em criar um edifício em harmonia com a paisagem envolvente. A inspiração passou pela localização, à beira-rio e repleto de luz, o desenho reflete a proximidade com o Tejo e aproveita a luz natural típica do Barreiro e de Lisboa. Os materiais à base de ferro, vidro e betão, dão um caráter único aos edifícios e conseguem perpetuar-se no tempo com muita qualidade. O Nooba é único – o local, o terreno e a vista rio, são aspetos do projeto que tinham de ser inseridos no conceito do edifício”.

A sustentabilidade “é um dos pilares-chave” deste projeto, que tem etiqueta energética A, “resultado da preocupação sistemática com a iluminação e ventilação natural para otimizar a eficiência energética global dos edifícios, assim como a utilização de painéis solares para aquecimento da água”. Segundo o responsável, “tudo melhorias incorporadas com o objetivo de construir um novo projeto em linha com as novas tendências do mercado residencial e estabelecendo elevados padrões de sustentabilidade”.

Barr_image18_0000.jpg

Barr_image10_0000.jpg

Comercialização corre “acima das nossas expetativas”

Com preços 40% a 50% inferiores aos praticados na cidade de Lisboa, o principal público-alvo do Nooba é o segmento médio. Alain Gross assume que a comercialização “está a correr acima das nossas expetativas, a enorme procura permitiu atingir mais de 70% de vendas no primeiro edifico, e o segundo edifício, onde começou mais recentemente, já conta com 40% de vendas. Temos, atualmente, um rácio de comercialização a rondar os 30% de clientes investidores e 70% de futuros residentes”.

Cerca de 60% são compradores portugueses, e “era esse o nosso objetivo, dar a possibilidade aos portugueses de poder comprar num projeto de qualidade a preços super razoáveis”.

Ainda assim, Alain Gross recorda que, “apesar de estarmos convencidos da localização absolutamente mágica do nosso empreendimento, apercebemo-nos da relutância e das ideias pré-concebidas de muitas pessoas relativamente ao Barreiro e à margem sul. Isto exigiu um grande trabalho de comunicação para mostrar que o Barreiro pode oferecer muito mais do que qualquer outra cidade da margem norte, por exemplo, acesso às praias, à Costa da Caparica, ao próprio Barreiro, mas também uma distância de apenas 20 minutos de barco para chegar ao centro de Lisboa. Tudo isto é qualidade de vida”.

Millennium bcp “acompanhou-nos nesta aventura”

O Millennium bcp apoia este grande projeto residencial. Alain Gross afirma que “as equipas do Milennium bcp foram muito recetivas desde as primeiras conversas de apresentação do projeto Nooba”, e acredita que houve algumas razões fundamentais para isso: “um projeto desenvolvido para portugueses (a preços acessíveis), localizado num local com vistas a lembrar as férias, mas numa zona puramente residencial, e para o qual escolhemos um dos arquitetos mais reconhecidos do país”.

“O Millennium bcp compreendeu isso muito bem e acompanhou-nos nesta aventura”, recorda. “Não esqueçamos que em 2020 não existiam projetos imobiliários no Barreiro. Hoje existem 3. O Millennium mostrou que tem um verdadeiro papel a desempenhar enquanto banco ao incluir um espírito de abertura a novas áreas em desenvolvimento e ao dar às pessoas a oportunidade de, através do seu financiamento, adquirirem apartamentos 40% a 50% mais baratos do que no centro de Lisboa”.

BARR_Ext_Cam03_v2_0000.jpg