Terrazza Park: o novo projeto imobiliário que está a ganhar forma em Paranhos

21/01/2026
Terrazza Park: o novo projeto imobiliário que está a ganhar forma em Paranhos

A paisagem urbana da freguesia portuense de Paranhos está a ganhar uma nova configuração com o Terrazza Park, o projeto imobiliário da Blue & Nile Investments, Lda., descrito como um “vale habitável”, que acompanha a topografia do terreno, tirando partido da luz solar e criando habitações mais luminosas e eficientes, alinhadas com novos estilos de vida que valorizam conforto, bem-estar e funcionalidade.

Fruto de um investimento de cerca de 11,5 milhões de euros, promovido e comercializado pela Zome Matosinhos, o Terrazza Park oferece 23 apartamentos com áreas amplas e forte ligação ao exterior, com jardins, terraços e um pátio comum que é o “coração” do empreendimento e equilibra comunidade e privacidade entre os moradores.

“Uma das propostas residenciais mais completas e distintivas da cidade do Porto”

Situado a poucos passos do parque público Quinta do Covelo, uma zona que se destaca pelo equilíbrio entre qualidade de vida e dinamismo urbano, e próximo do centro do Porto, o empreendimento disponibiliza uma área total de edificação de aproximadamente 8.000 metros quadrados em condomínio fechado e uma oferta completa e diferenciada de apartamentos com tipologias do T1 ao T4, com áreas interiores entre os 84 e os 187 metros quadrados, e terraços ou jardins privados entre os 38 e os 134 metros quadrados.

Como principais amenities, o Terrazza Park inclui parque privativo com elevador e infraestrutura para carregamento de veículos elétricos e pré-instalação de postos para todas as frações, ginásio, jardins privativos, portaria, sala de condomínio e lavandaria comum. Tudo pensado para quem valoriza espaço, conforto, ligação ao exterior e qualidade de vida.

A Zome Matosinhos, em declarações ao Púbico Imobiliário, sustenta que o Terrazza Park se posiciona como “uma das propostas residenciais mais completas e distintivas da cidade do Porto, combinando três elementos que raramente aparecem juntos no mesmo empreendimento: espaço (com tipologias acima da média da cidade, plantas otimizadas, mais casas de banho e mais suites), equilíbrio (está entre o ritmo da cidade e a calma da natureza) e exclusividade (trata-se de um condomínio fechado onde o premium é natural).”

Millennium2.jpg

Um vale urbano com edifícios em socalcos

O Terrazza Park é assinado pela equipa de arquitetura MASSLAB, “um atelier que tem vindo a destacar‑se por respostas contemporâneas muito ligadas ao contexto urbano e à relação entre edifício, paisagem e formas de habitar”, salienta a Zome Matosinhos. Aplicando a sua filosofia a este projeto, a MASSLAB tirou partido do terreno para criar uma espécie de “vale urbano” com edifícios em socalcos e terraços e jardins em diferentes níveis. Pensou cada apartamento como uma extensão da paisagem e deu-lhe a privacidade que se associa a uma moradia, mantendo ao mesmo tempo as vantagens de um condomínio. E optou por uma arquitetura contemporânea serena, com aposta em materiais duradouros, eficiência energética e conforto acústico.

“Trata‑se de um projeto de autor que procura responder à escassez de habitação de qualidade com identidade no Porto, aliando densidade urbana a espaço exterior, conforto e uma relação equilibrada entre cidade e natureza.”

O conceito do Terrazza Park foi criado para quem tem rotinas intensas e precisa que a casa funcione como um verdadeiro refúgio, com organização interior que reduza fricções diárias e espaços exteriores que promovam descanso, convívio e bem-estar sem sair de casa.

Sustentabilidade como parte integrante do projeto

A sustentabilidade no Terrazza Park foi pensada como parte integrante do conceito e não como adereço. Uso de painéis fotovoltaicos para apoio à mobilidade elétrica, plantas mais funcionais, com a máxima “casa útil” e serviços partilhados (áreas comuns) que racionalizam recursos e manutenção, ligação direta ao parque do Covelo, jardim interior e terraços ajardinados, reforçando o bem‑estar e a ideia de viver entre a cidade e a natureza, tudo foi projetado para garantir um empreendimento mais eficiente, confortável e preparado para o futuro. E também para proteger o investimento dos compradores e responder às atuais preocupações ambientais e de qualidade de vida.

Millennium1.jpg

Desenvolvimento foi acompanhado pelo Millennium bcp

O pré-lançamento do Terrazza Park aconteceu em setembro de 2025, no salão Imobinvest e a construção do projeto iniciou-se em dezembro do mesmo ano. Até à data, segundo a Zome Matosinhos, cerca de 26% das frações já estão reservadas ou vendidas e prevê-se que a obra esteja concluída no quarto trimestre de 2027.

Este empreendimento imobiliário tem o apoio do Millennium bcp, “um papel que foi decisivo para que o Terrazza Park saísse do papel no tempo certo e com a ambição que o projeto exige. Tratou‑se de uma parceria muito importante e funcional, em que o banco conseguiu, num prazo curto, estruturar a solução de financiamento necessária e, ao mesmo tempo, demonstrar uma verdadeira preocupação em compreender o projeto, o seu posicionamento, o tipo de cliente e a fase do ciclo económico em que se insere. Esse alinhamento entre visão arquitetónica, produto imobiliário e enquadramento financeiro permitiu ao promotor avançar com confiança, reforçando a solidez do empreendimento e a sua credibilidade junto do mercado.”