Helena Amaral Neto
Helena Amaral Neto
Associada WIRE, Partner Luxulting

Branded Residences – a tendência que veio para ficar

12/06/2024

Os amantes das marcas de luxo já não se limitam a comprar as suas peças preferidas – seja um DBX da Aston Martin ou um vestido da nova coleção Armani Privé. Agora podem viver com a sua marca de eleição! São as Branded Residences, casas onde a marca desenvolve a sua assinatura em todo o projeto – desde a arquitetura aos interiores, do mobiliário aos acessórios – e assim são criados espaços verdadeiramente alinhados com o ADN da marca.

Num mundo cada vez mais branded, esta tendência tem vindo a crescer de forma acentuada. De acordo com a Savills, o número global de projetos aumentou 160% na última década, e há 600 novos empreendimentos no pipeline até 2030. O Dubai é cidade #1 em inúmeros critérios, e líder inquestionável em Branded Residences, com 51 projetos já lançados e mais 70 em pipeline

Tudo começou com as grandes marcas hoteleiras, desde Four Seasons a Ritz-Carlton, que alargaram a sua oferta ao mercado residencial. Mas cada vez mais, vemos marcas de moda, automóvel, design e lifestyle a entrar neste mercado em expansão - desde Armani, Missoni, Bulgari, Fendi, Ralph Lauren, Elie Saab, a Bentley, Bugatti, Mercedes-Benz, Porsche Design, Pininfarina, entre outras.

Para os fashionistas, viver num apartamento Karl Lagerfeld - como vamos ter em Lisboa – é uma oportunidade única de vivenciar todos os dias o design do maior ícone da moda. Já os fãs do automóvel podem usufruir do design da marca britânica no Aston Martin Residences Miami, um projeto que demorou 10 anos e foi recentemente inaugurado - 391 apartamentos em 66 andares, dos quais 8 são penthouses com piscinas privadas (o penthouse triplex ainda está disponível...com um preço que ronda 50 milhões de dólares). Além do design, o fator crítico é o reconhecimento da marca associada ao projeto, a credibilidade e a confiança que a marca garante (sobretudo para clientes estrangeiros que não conhecem os promotores locais). Este carimbo de qualidade traduz-se no valor de mercado, tanto na compra como na eventual venda.

Para os promotores imobiliários, é uma mina de ouro. Num mercado altamente competitivo, um projeto assinado por uma marca de luxo é um fator diferenciador crítico, que permite captar clientes de topo dispostos a pagar mais pela exclusividade da marca em sua casa. De acordo com um estudo da Knight Frank, este prémio ronda os 35% quando comparado com non-branded residences. A Porsche Design Tower em Miami, tem um ganho estimado para o seu promotor, Dezer Development, de 280 milhões de dólares, cerca de um terço do valor de venda do empreendimento. O promotor foi o pioneiro deste conceito em Miami, e dado o sucesso deste primeiro projeto, já lançou Armani Residences e Bentley Residences!

Para as marcas de luxo, os projetos imobiliários são uma forma de diversificarem as suas áreas de negócio, alargar o envolvimento com os seus clientes e potenciar crescimento do seu brand value. 

É um verdadeiro triângulo amoroso, onde todos ganham: promotor, marca e cliente. E também o país, através destes projetos icónicos. Que venham mais Branded Residences para Portugal!