Ricardo Luz
Ricardo Luz
Partner da Civitta e Curador INOVA(RE)

Como o futuro nos bate hoje à porta!

12/10/2024

Quando falamos em casas do futuro, na realidade falamos das casas de hoje, cada vez mais inteligentes, sustentáveis e conectadas! Mais do que tendência, o desenvolvimento tecnológico e a digitalização têm um impacto crescente nas nossas vidas, desde a inteligência artificial, a realidade aumentada, a robótica e o uso de materiais avançados e inteligentes, até uma miríade de eletrodomésticos inteligentes conectados à internet que comunicam entre si.

As casas são e sê-lo-ão cada vez mais ecossistemas inteligentes, não mais apenas um lugar para morar (se é que algum dia o foram!), mas extensões de nós mesmos, espaços inteligentes que se adaptam às nossas necessidades e rotinas, onde as tecnologias desempenham um papel fundamental, tornando-as mais eficientes, confortáveis e conectadas.

No fim do dia, e porque esse sempre foi o objetivo, lugares que nos proporcionam maior comodidade, com tarefas automatizadas e serviços personalizados, usufruto de experiências de aprendizagem e entretenimento mais imersivas e satisfatórias, em maior segurança e proteção patrimonial, com menor impacto ambiental e consumo de recursos, e maior economia de tempo.

Toda esta tecnologia, ao nosso dispor, permite casas mais adaptáveis, que utilizam materiais mais inteligentes, desde telhados que geram energia solar a paredes que mudam de cor, crescentemente integradas com a natureza - por exemplo, jardins verticais, telhados verdes e design bioclimático, e que aproveitam as condições climáticas locais para conforto térmico.

Mas são também muitos os desafios que se colocam, desde logo a segurança das informações recolhidas pelos dispositivos até à intrusão por hackers que, no limite, poderão aceder e controlar as nossas casas para fi ns maliciosos.

O futuro já começou, dado que as tecnologias que moldarão as casas do futuro já existem ou estão em desenvolvimento, e todos os dias surgem novos avanços que nos aproximam desse futuro. Como sempre, o importante é estarmos preparados para essa transformação e para abraçar as oportunidades que ela nos oferece.

Quando lemos que o Grupo Casais construiu um hotel em Espanha em 14 dias, ou que a Vanguard Properties, com a Ecosteel, quer construir 3.000 casas em 3D por ano, a preços acessíveis, percebemos que o futuro já cá está! É todo um novo mundo ao qual estão atentas empresas e investidores! Como sempre, alguns criando o futuro, outros aproveitando-o, e os restantes sendo por ele ultrapassados! Mas isso não é novo, é apenas a história de sempre contada de novas formas!