Nelson Lage
Nelson Lage
Presidente da ADENE

IA e energia, a revolução com responsabilidade

26/03/2025

A tecnologia já permite que edifícios inteligentes otimizem luz natural, climatização e distribuição de energia, mas esta ainda não é a norma. Tornar a eficiência energética uma realidade generalizada é uma urgência, não apenas uma ambição, e a IA é uma ferramenta essencial para acelerar este caminho.

No centro desta revolução silenciosa, a ADENE trabalha para que a IA impulsione a eficiência dos edifícios e apoie os cidadãos e as empresas na adoção de decisões mais sustentáveis. Com o objetivo de liderar a integração da IA na transição energética, defendemos um uso acessível e estratégico, garantindo que casas, empresas e infraestruturas operem de forma mais eficiente e inteligente.

Mas nem tudo o que reluz é IA. Muitos produtos e sistemas comercializados como “inteligentes” são, na verdade, simples automatismos. Um sensor que aciona a iluminação com base no movimento é uma funcionalidade útil, mas não constitui IA. Já um sistema capaz de aprender padrões de utilização, e ajustar o consumo de energia de forma otimizada e contínua, representa uma verdadeira aplicação de Inteligência Artificial na eficiência energética.

É precisamente nesta fronteira entre automatização e inovação real que a ADENE pretende assumir um papel de liderança. O foco está na implementação de soluções que vão além do mero automatismo, aplicando a IA de forma estratégica para maximizar a eficiência energética. A aposta deve recair na manutenção preditiva, que antecipe falhas, na gestão inteligente de edifícios, na redução de consumos sem comprometer o conforto, e na otimização das redes energéticas, garantindo que cada watt produzido é utilizado de forma eficiente.

A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa, mas como qualquer tecnologia, o seu impacto depende da forma como é utilizada e de quem a controla. Quem define a utilização dos dados de consumo energético? De que modo se pode garantir que os sistemas que determinam tarifas e acessos não incorporam distorções ou desvios? A transparência e a regulamentação são essenciais para que esta transformação digital não resulte num sistema opaco e concentrado, e onde as decisões são definidas por algoritmos pouco compreensíveis e inacessíveis à sociedade.

Sem ser um entrave ao seu desenvolvimento, a ADENE defende um uso responsável da IA na energia, garantindo que a tecnologia otimiza processos, mas, acima de tudo, que protege os consumidores. Ao fomentar políticas públicas e regulamentos claros, estaremos a assegurar que os benefícios da IA são usados de forma justa.

Reconhecendo o impacto da IA na energia e no imobiliário, a ADENE integra o grupo de trabalho da APPII para impulsionar a sua aplicação no setor. A iniciativa visa avaliar avanços, identificar tendências e definir estratégias para a adoção da IA em diferentes classes de ativos.