João Ferreira Gomes
João Ferreira Gomes
Presidente da ANFAJE

Ruído exige estratégia e apoios públicos para que fique do lado de fora das habitações

09/10/2024

A substituição das janelas antigas com vidro simples por novas janelas eficientes, com vidros isolantes acústicos, assume um papel indispensável para diminuir o ruído dentro das habitações, no bem-estar dos cidadãos e na proteção da sua saúde.

Um estudo recente da associação ambientalista ZERO revela dados alarmantes sobre o impacto do ruído e das partículas ultrafinas emitidas pelos aviões, nas zonas próximas dos aeroportos. Cerca de 414.000 pessoas, que residem num raio de 5 km dessas infraestruturas, estão particularmente expostas a estes fatores, o que, segundo o estudo, pode aumentar significativamente o risco de doenças graves, como hipertensão, diabetes ou mesmo demência. Perante este cenário, as autoridades públicas devem ter uma ação urgente na promoção de medidas de mitigação do ruído e de apoio à melhoria do conforto acústico das habitações. Deixar o ruído do lado de fora das habitações melhora a qualidade de vida. 

Instalar janelas eficientes com vidros acústicos é uma medida eficaz e de fácil implementação que, se for acompanhada de programas e medidas de apoio adequados, pode fazer toda a diferença na qualidade de vida das pessoas. Em países como Espanha e França, já existem programas de apoio financeiro para a instalação de janelas eficientes em habitações situadas em zonas de elevado ruído, tal como nas proximidades dos aeroportos. Em Portugal, é essencial que as autoridades públicas sigam este exemplo (Administração Central e Local), estabelecendo parcerias com as concessionárias das infraestruturas para implementar medidas semelhantes. 

No caso dos aeroportos, a ANFAJE defende que o Governo, em colaboração com a ANA (Aeroportos de Portugal), deve criar e implementar um programa de apoio financeiro, destinado aos residentes nas zonas de impacto da atividade destas infraestruturas, para promover a instalação de janelas eficientes, atenuando os efeitos negativos do ruído constante. Além disso, agora que a localização do novo aeroporto foi decidida e que estão em marcha os planos para a construção de novas linhas ferroviárias de alta velocidade, este seria o momento ideal para começar a executar estas medidas, desde a fase inicial das obras, com um plano integrado que envolva a instalação de janelas eficientes como parte das estratégias de mitigação. 

Não se trata só de conforto: estamos a falar da saúde dos portugueses e da sua fatura para o nosso depauperado SNS! O impacto do ruído excessivo e da poluição no bem-estar das populações é amplamente documentado, e temos de atuar em conformidade. A substituição de janelas antigas por janelas eficientes pode ser o primeiro passo. O nosso setor está preparado para oferecer as soluções que permitem melhorar significativamente, a qualidade de vida das populações afetadas pelo ruído excessivo. A nossa associação está empenhada em trabalhar com as entidades públicas e outras entidades relevantes para assegurar que medidas eficazes sejam implementadas rapidamente. Podemos fazer a diferença na vida de centenas de milhares de pessoas. Chegou o momento de agir.