A tecnologia está presente nas nossas vidas como nunca, e está agora a revolucionar a vivência da habitação. Casas inteligentes e conectadas garantem mais comodidade, segurança e controlo dos gastos energéticos, e continuam a ganhar popularidade entre quem procura esta conveniência e poupança. Especialmente quando se fala em construção nova, é cada vez mais expectável que os imóveis incorporem este tipo de soluções. Hoje, a tecnologia não é só um “nice to have”, é uma forma fácil de reduzir o consumo de energia, aumentar a segurança ou a atratividade do imóvel.
Os assistentes de voz são um dos equipamentos mais populares na hora de tornar a casa mais tecnológica, e permitem comandar uma série de outros dispositivos. A iluminação inteligente é um upgrade comum, que permite não só tornar a casa mais cómoda, como evitar esquecimentos e surpresas na fatura da energia. Assim como os termostatos inteligentes e os monitores de gestão de energia, particularmente úteis na hora de reduzir custos. Sem esquecer as campainhas, fechaduras e sistemas de videovigilância.
Quase todos os aparelhos e pequenos eletrodomésticos já podem ser inteligentes, desde os aspiradores robots aos frigoríficos ou máquinas de café, torneiras ou sanitas, todos podem funcionar em conjunto com os assistentes de voz. Mas também o entretenimento pode ser melhorado, através das Smart TV’s, por exemplo, que já podem dar sugestões de conteúdos para ver com base em visualizações anteriores.
Segurança inteligente
Uma das principais vantagens de uma casa inteligente totalmente conectada é o maior nível de segurança, conseguido através da instalação de câmaras de segurança inteligentes, sensores de movimento ou sistemas de alarme, que podem ser integrados na infraestrutura da casa. Através destes sistemas, os proprietários podem monitorizar a sua propriedade a qualquer momento e em qualquer lugar, a partir do smartphone, garantindo maior tranquilidade durante uma ausência, curta ou prolongada.
Poupanças significativas, e maior sustentabilidade
Uma casa inteligente tem tudo o que é preciso para gerir de forma mais otimizada todos os consumos e gastos energéticos, contribuindo assim para uma maior eficiência energética, conforto e sustentabilidade do edifício. Em vários locais, podem ser instalados sensores de ambiente e termostatos inteligentes, que têm capacidade de ajustar automaticamente o consumo de energia com base nas condições ambientais, economizando energia e reduzindo a pegada de carbono. Além disso, a automação residencial permite programar sistemas de iluminação e aquecimento para funcionar apenas quando necessário, de acordo com os hábitos e preferências dos ocupantes, otimizando o consumo energético. Por outro lado, painéis solares fotovoltaicos e sistemas de armazenamento de energia, como baterias, podem ser facilmente integrados na infraestrutura da casa. Para melhorar a eficiência energética das habitações, as empresas têm apostado no desenvolvimento de novas soluções e tecnologias neste sentido.
Atualmente, ter uma casa inteligente é uma realidade fácil de alcançar, e o que era considerado um luxo há alguns anos, hoje pode ser considerado essencial. À medida que a tecnologia avança, espera-se que as casas inteligentes se tornem cada vez mais acessíveis a mais famílias, que assim podem ter uma experiência de habitação mais conveniente.