SOLUÇÃO CASA

Cozinhas sociais e acolhedoras: as tendências para o próximo ano

04/12/2024

Assumindo a cozinha como o centro da ação e socialização da casa, as tendências de layout e design para 2025 sugerem que este espaço vai continuar a merecer especial atenção para ser cada vez mais acolhedor, agradável e, sobretudo, prático e funcional, adaptado às necessidades e rotinas de cada família. As ideias partilhadas por vários designers também deixam antever uma maior preferência pelos materiais naturais e sustentáveis. 

Cozinhas abertas

Os designers do ramo acreditam que as cozinhas em plano aberto vão continuar a ser o modelo de eleição no próximo ano, privilegiando a socialização e o tempo com família e amigos, ainda que possam ter diferentes áreas bem definidas, como zonas de refeição. Mais luz natural, um espaço mais amplo e maior otimização do espaço são algumas das vantagens.

Ilhas de grande dimensão e área de refeição

As ilhas de cozinha, por si só, não são uma novidade, mas estão a ficar maiores, e podem ser o centro da ação e da decoração da cozinha. As ilhas de grande dimensão terão um novo papel no design. Quanto maiores, mais superfície para trabalhar e mais áreas para sentar, mas também mais espaço para decorar e personalizar. Em paralelo, há uma maior aposta no espaço de refeição, cada vez mais central e confortável. 

Tons terra e materiais naturais

Estão em alta os acabamentos em materiais naturais, como a madeira ou a pedra. É uma tendência que está de volta, com pormenores que dão um toque de aconchego e calor ao espaço, mas também garantem maior durabilidade e fiabilidade. As texturas suaves, como as dos têxteis, podem ser usadas para contrastar com as superfícies duras, criando uma sensação de maior conforto. Por outro lado, os tons terra, que completam um estilo mais rústico e campestre, vão estar em voga. Mas também os verdes e os azuis vão continuar a ser intemporais, especialmente em cores sólidas para opções mais arrojadas. 

Iluminação recebe mais atenção 

Passou o tempo da instalação de uma única luminária no teto da cozinha. Cada vez mais os designers se estão a focar em novas soluções de iluminação para cozinhas, seja em materiais naturais, como cordas e tecidos, metais densos ou vidros coloridos e interessantes. Hoje a iluminação é usada como forma de dar personalidade ao espaço e à casa. Utilizar várias fontes de iluminação em camadas, com intensidades, cor ou posicionamento diferentes, é essencial para criar este ambiente, mas também para melhorar a iluminação de todos os pontos do espaço, sem sacrificar a decoração.

Cozinhas secundárias ou exteriores

Quando a área o permite, as cozinhas secundárias são outra das tendências, e podem responder a outras necessidades adicionais, como manter nos “bastidores” zonas de maior atividade de rotinas diárias ou desarrumação. O espaço principal da cozinha pode, assim, ser mais utilizado para o lazer, para a refeição e para o convívio. Esta cozinha secundária pode também ser exterior, equipada com materiais resistentes, fornos, grelhadores ou outros, que permitam usufruir também do espaço de jardim. 

Relacionados