SOLUÇÃO CASA

Elevadores nos condomínios: sabe quando intervir?

09/10/2024

Quem mora num apartamento sabe que a vida de todos os dias não se faz sem um elevador. Sem estes equipamentos, satisfazer as nossas necessidades diárias de deslocação e de transporte de bens seria muito complicado. O elevador é um elemento-chave de conveniência e, por isso, naturalmente um dos que tem maior desgaste, razões pelas quais é também um dos grandes focos de atenção das contas de um condomínio. Com os olhos na tríade utilidade/segurança/custo, qual é o momento certo para um condomínio intervir nos seus elevadores? 

Não poucas vezes, prolonga-se demasiado este tempo, pois temos uma elevada dependência diária deste equipamento e qualquer intervenção regular parece traduzir-se numa perturbação evitável, ao mesmo tempo que muitos condomínios têm tesourarias pressionadas. Uma perspetiva enganosa, já que esticar este tempo até que um elevador deixe de funcionar ou esteja a funcionar com falhas pode trazer prejuízos bastante maiores. Não só financeiros, mas, especialmente, da segurança de pessoas e bens. 

O que fazer? Atuar preventivamente. Além das manutenções exigidas por lei, é importante ter cuidados regulares com os elevadores do prédio, para que estes funcionem sem problemas, com conforto e em segurança. Uma conservação adequada e proativa do elevador permite não só garantir tais condições básicas, como prolongar a sua vida útil. Elevadores com manutenções constantes têm menor probabilidade de avariar inesperadamente e degradam-se menos, com benefícios nos custos a longo-prazo. 

Sem prejuízo desta manutenção regular e preventiva, é aconselhável prever (e, assim, programar), uma modernização do equipamento. Em média, tais intervenções mais profundas devem ocorrer até ao limite de 20 anos de vida do elevador. Podem ser estéticas, tecnológicas ou funcionais, destacando-se atualmente todos os trabalhos relacionados com a eficiência energética. Hoje em dia, há excelentes opções de intervenção em elevadores já instalados para reduzir o consumo de energia.  Com as soluções da Schmitt + Sohn, essa redução pode ir até menos 50% de energia, sem mudar o seu elevador atual. Mas as equipas e equipamentos desta marca instalada em Portugal com fabrico próprio vão mais além. Com a Schmitt+Sohn é possível modernizar o elevador do condomínio independentemente da sua idade ou marca, devido a uma abordagem “caso-a-caso”. A nível de segurança, disponibilizam-se soluções personalizadas para a melhoria de segurança dos utentes, com redução de risco de acidentes, adequando os equipamentos ao estado atual da técnica. Há também diversas opções de modernização a nível de design e conforto, incluindo o espaço de cabine, iluminação, fluxos e tempos de espera, além de ergonomia e acústica. Por último, não esqueça os serviços de manutenção. A empresa reúne os recursos técnicos, humanos e financeiros para disponibilizar uma manutenção de elevada qualidade que permite atuar preventivamente, bem como reagir de forma célere e profissional nas situações mais críticas, atuando em todo o tipo de elevadores, independente do fabricante e ano de construção. 

Relacionados