Por: Patrícia Pimenta, VP Home & Distribution Iberia, Schneider Electric
A crescente propensão dos consumidores para a adoção e utilização de dispositivos conectados está a aumentar a procura destes na ordem dos 40-50%. Como exemplo, segundo um estudo recente do Produto do Ano, sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação, 53% dos portugueses já possui eletrodomésticos controlados remotamente – o que nos dá uma boa noção do quanto este tipo de dispositivos está a tornar-se cada vez mais popular entre os consumidores.
De um modo geral, a adoção generalizada da tecnologia de Smart Homes, sobretudo graças a empresas como a Amazon, a Apple e a Google, tornou a conectividade num padrão acessível e esperado – tanto na construção de casas novas, como na renovação das existentes. É por isso que estamos a assistir à generalização de funcionalidades domésticas inteligentes, como campainhas com vídeo e Wi-Fi, interruptores de luz, termóstatos e fechaduras inteligentes, sistemas avançados de abertura de portas de garagem e sistemas de rega com sensores meteorológicos, entre vários outros.
As principais tendências das Smart Homes neste momento incluem:
- A integração de múltiplos dispositivos numa única plataforma de casa inteligente, incluindo a norma de interoperabilidade de código aberto conhecida como Matter, que permite que diferentes dispositivos e ecossistemas interajam harmoniosamente;
- A adoção de tecnologia sem contacto em campainhas, interruptores de luz, torneiras, etc., para adaptar os comportamentos a um mundo que foi alterado pela COVID-19;
- Atualizações para soluções de "health tech", incluindo purificadores de ar inteligentes e sensores de humidade autónomos;
- Sistemas inteligentes de segurança doméstica que incluem sensores, painéis de controlo, sensores de portas e janelas, projetores, campainhas e câmaras, e que permitem a monitorização e o controlo remotos a partir de qualquer lugar;
- Melhorias no escritório doméstico para permitir trabalhar a partir de casa, incluindo sistemas Mesh para a Wi-Fi, janelas com cancelamento de ruído e filtros de IA para fundos de videochamadas, entre muitos outros.
Uma abordagem mais inteligente – o Wiser
Um inquérito recente realizado pela Branded Research para a revista BUILDER pediu aos construtores que identificassem as propostas de valor mais poderosas para a inclusão de comodidades inteligentes nas novas casas. Entre os principais benefícios citados estão a conveniência, o respeito pelo ambiente e a segurança. Os construtores também mencionaram como atributos que os compradores consideram valiosos o aumento do valor das casas e a diferenciação do parque habitacional mais antigo.
A resposta para tudo isto está no Wiser by Schneider Electric, uma solução completa de Smart Home que permite aos construtores satisfazer as necessidades dos clientes em casas novas e renovações. Integra todos os controlos essenciais de uma casa inteligente, incluindo iluminação, persianas, aquecimento e arrefecimento, eletrodomésticos, acesso à casa e gestão de segurança.
O Wiser é uma solução doméstica abrangente: é um sistema modular e escalável, fácil de utilizar; conta com uma interface de utilizador intuitiva, fácil de personalizar de acordo com as necessidades exatas do proprietário da casa; apresenta uma única aplicação para controlar toda a casa – iluminação, persianas, temperatura, segurança e energia; e oferece funcionalidades avançadas para otimizar a energia e o conforto ao máximo.
Graças ao Wiser, os construtores são capazes de dimensionar facilmente os sistemas domésticos inteligentes para que correspondam às preferências dos clientes e aos orçamentos dos projetos, introduzindo o Wiser como uma solução padrão na fase de design ou apresentando-o como uma opção de upgrade na fase de vendas.
Por outro lado, as soluções Wiser proporcionam diversos benefícios de sustentabilidade, incluindo a redução das faturas de energia e da pegada de carbono, pois: desligam dispositivos que não estão a ser utilizados; criam modos/momentos “Away” para desligar automaticamente os eletrodomésticos quando ninguém esta em casa; desligam as luzes, o ar condicionado e os dispositivos quando não detetam a presença de ninguém numa divisão; desligam o ar condicionado se detetam que uma janela está aberta numa divisão; gerem as luzes e as persianas de forma automática, de acordo com o nascer e o pôr do sol.
Para além de aumentar o valor percebido das propriedades, as soluções para casas inteligentes e sustentáveis proporcionam grandes ganhos de lucro para os construtores. Com um investimento médio em casas inteligentes de 20-35€/m2, os parceiros da Schneider Electric referem que o preço de venda adicional é de até 50€/m2. Os custos das casas inteligentes podem ser facilmente incluídos no crédito à habitação com o preço total do empreendimento.
Como dizia no início, o futuro já chegou e as Smart Homes fazem parte dele – mas, mais do que apenas inteligentes, estas têm de ser sustentáveis. Comece já o seu caminho mais inteligente e amigo do ambiente com a Schneider Electric – e torne-se “Wiser”!