SOLUÇÃO CASA

Grupo Preceram reafirma compromisso com a sustentabilidade na Semana da Reabilitação Urbana

29/10/2024

O Grupo Preceram volta a apoiar a Semana da Reabilitação Urbana do Porto. Este ano, a expectativa é que praticamente toda a fileira do setor esteja presente. «Tenho a expectativa que se discutirá o que se está a fazer, mas também o que é necessário alterar e melhorar para se atingirem as metas propostas», diz Ávila e Sousa, Diretor Técnico e de Marketing do Grupo Preceram.

A sustentabilidade continua a ser um tema central na agenda do evento, particularmente na construção. «Um dos objetivos traçados a nível nacional e europeu passa pela redução das emissões associadas aos edifícios. No caso do património já edificado, isso passa pela reabilitação energética e consequente reforço do isolamento. Essa é uma aposta do Grupo Preceram com a lã mineral Volcalis e todas as soluções construtivas que se desenvolveram também com as placas de gesso Gyptec», frisa Ávila e Sousa.

A inovação é igualmente uma prioridade. «Na produção de tijolo Preceram, foi necessário repensar o produto, perceber o que o mercado procurava e como poderíamos contribuir positivamente», explica. Com isso, o grupo desenvolveu a linha PRO do tijolo térmico e acústico de furação vertical, com dimensões ajustadas à realidade portuguesa – largura 20 e 25 cm – e um comprimento maior para aumentar a rapidez de assentamento.

Nos materiais para a construção a seco, «apostamos em desenvolver novos produtos e caracterizar soluções construtivas, com o foco na reabilitação energética dos edifícios, mas também alinhados com o desafio da construção industrializada». A Gyptec «tem visto aumentar a procura pela placa GOLD, uma placa de gesso multifunções que otimiza a produção em fábrica dos módulos construtivos», comenta o Diretor Técnico e de Marketing do Grupo Preceram.

Além disso, a Volcalis, que já tinha uma penetração considerável, alargou a sua gama de produtos produzindo uma lã mineral para isolamento com muito baixa condutibilidade térmica. «Como é um material fácil de instalar e com excelentes propriedades térmicas, mas também acústicas, incombustível e a um preço competitivo é o produto ideal para muitas soluções construtivas», explica.

Grupo Preceram está envolvido na reabilitação, construção nova e regeneração urbana

«Estamos envolvidos nos mercados da reabilitação, da construção nova e da regeneração urbana, aqui a nível dos espaços verdes e soluções geotécnicas. O peso de cada um destes setores nas nossas vendas acaba por ser o reflexo do panorama nacional», salienta Ávila e Sousa, acrescentando que «existe uma preocupação em colocar no mercado mais habitação e a promessa de se ver alavancada a construção de mais umas dezenas de milhares de fogos. Alguns serão resultantes de intervenções em edifícios existentes, outros de construção nova mais tradicional e outros muitos sistemas construtivos modulares ou de alguma forma industrializados».

As soluções construtivas em placas de gesso «são as mais eficientes para aplicação no interior dos edifícios», segundo Ávila e Sousa, «por serem consideravelmente mais leves, sobrecarregam menos a estrutura e, fundamentalmente, aportam maiores benefícios a quem os habita: poupança energética, silêncio, segurança e ambiente interior saudável». Estas características «são fundamentais na construção nova e não só de edifícios de habitação. Cada vez mais se utilizam sistemas Gyptec e Volcalis em empreendimentos em construção e a construir, mas também em edifícios comerciais e de serviços, como os ligados à saúde», acrescenta.

Nova solução para reabilitação de fachadas desenvolvida com a Mapei

«Outra aposta mais recente, foi o desenvolvimento de uma solução para fachada que tirasse partido das propriedades térmicas da Volcalis ALPHA Plus e da facilidade de aplicação da placa Gyptec Protect. Aqui foi fundamental a parceria com a MAPEI para o desenvolvimento de soluções de acabamento que assegurassem qualidade e versatilidade», refere Ávila e Sousa.

O grande desafio «está em informar e capacitar os técnicos envolvidos no projeto e obra, acerca das características e mais valias das soluções e, paralelamente, ir seduzindo, no bom sentido, o consumidor para as vantagens económicas e de bem-estar de habitar um edifício construído com as soluções do Grupo Preceram».

O Diretor Técnico e de Marketing do Grupo Preceram reitera que «é fundamental assegurar que a transição de uma construção mais tradicional para uma abordagem mais leve e eficiente não seja vista como uma menos-valia». Com o objetivo de otimizar a construção, o Grupo Preceram investe em ferramentas digitais de apoio técnico, como plataformas online e manuais que orientam técnicos e instaladores em todas as fases do projeto. «O objetivo é tirar o melhor partido das soluções construtivas, conferindo-lhes as características necessárias para atestar o cumprimento das exigências estruturais, funcionais e estéticas previstas», infere Ávila e Sousa.

Relacionados