A transformação digital no setor imobiliário está a tornar o trabalho das empresas do setor mais rápido, eficiente e orientado para o cliente. Para os proprietários, surgem novas soluções que têm como principal objetivo facilitar a vida diária.
Segundo a Improxy, empresa especializada em software de gestão de imóveis e uma das pioneiras na integração da inteligência artificial no setor imobiliário em Portugal, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) são já ferramentas essenciais neste setor, transformando profundamente a forma como se compra, arrenda ou gerem os imóveis. “A IA e IoT estão presentes no nosso trabalho há muito, mas atingimos um ponto em que, com base na análise de grandes volumes de dados, as máquinas têm capacidade de aprender e tomar decisões face a determinados eventos”, explica Paulo Alexandre, diretor-geral da Improxy.
Responder às necessidades dos profissionais e simplificar a vida dos proprietários
Os contadores de água inteligentes, desenvolvidos por uma das empresas do Grupo ICOR, de que faz parte a Improxy, são um exemplo de aplicação que combina IoT, soluções em nuvem e IA. Além de registarem com precisão o consumo individual de cada proprietário em sistemas partilhados, ajudam a prevenir e controlar fugas de água, economizando recursos naturais e fazem a emissão automática dos respetivos valores de consumo.
No carregamento de carros elétricos, a integração de IA e IoT permite agilizar a instalação de sistemas de carregamento coletivos em edifícios e fazer uma gestão otimizada da energia, ao mesmo tempo que assegura a transparência dos valores a pagar pelos proprietários e pelo próprio condomínio.
Uma das faces mais visíveis da IA é a IA generativa, capaz de gerar texto, imagem e áudio a partir dos dados com que foi treinada. No setor imobiliário, a Improxy é também uma das primeiras empresas portuguesas a integrar este tipo de IA no seu CRM Imobiliário Gimob. Uma inovação que permite às imobiliárias gerarem automaticamente a descrição completa dos imóveis, com base nas suas características, quer em português, quer noutras línguas.
Um ecossistema de serviços para o setor
“A mobilidade elétrica, os contadores inteligentes e a IA generativa são apenas os primeiros projetos de inovação em curso na Improxy”, explica Paulo Alexandre. “O nosso objetivo é criar um ecossistema aberto que permita fazer a interligação entre o máximo de ferramentas que apoiem os profissionais e os proprietários no dia a dia, tornando-o mais fácil”, explica o diretor-geral da empresa, que desenvolve soluções para gestão de condomínios, arrendamento de longa duração e CRM imobiliário.
Tendo em vista o crescimento deste ecossistema, a empresa lançou o SERVIÇOS+, um programa de parcerias que integra diversas soluções para o setor imobiliário, com o objetivo de responder aos novos desafios do mercado e da evolução tecnológica. “Este é um primeiro passo, mas temos uma forte ambição nesta área com muitos objetivos e novidades a lançar oportunamente”, termina Paulo Alexandre.