A eficiência das janelas tornou-se um elemento central na melhoria do conforto térmico, acústico e energético dos edifícios, com a evolução dos materiais e dos sistemas de envidraçamento a contribuir para uma redução dos consumos, melhoria do desempenho global das habitações e apoio aos objetivos de descarbonização definidos para o setor da construção.
Um dos exemplos que retrata a combinação entre performance, conforto e sustentabilidade é o vidro base Oraé® da Saint-Gobain Glass, produzido com cerca de 70% de vidro reciclado e com uma redução aproximada de 40% da pegada de carbono face à média europeia do setor.
Conforme explica Rui Oliveira, diretor-gerente da Saint-Gobain Glass Portugal, este vidro serve de base a soluções de elevada qualidade ótica, durabilidade e desempenho térmico, permitindo melhorar a eficiência da envolvente sem comprometer a estética ou a performance.
Todas as soluções Climalit® reforçam esta abordagem integrada para o conforto, sendo isso possível através da câmara preenchida com ar ou gás argon que funciona como barreira térmica e acústica, enquanto o Climalit Plus® acrescenta camadas de baixa emissividade que reduzem perdas de calor no inverno e limitam o sobreaquecimento no verão. Quando combinado com o vidro laminado Stadip® Silence, é possível reduzir de forma significativa o ruído exterior, uma necessidade crescente em ambientes urbanos.
Sistemas completos para maior desempenho e menor impacto ambiental
As soluções desenvolvidas pela Saint-Gobain permitem criar janelas capazes de melhorar o isolamento acústico, controlar a entrada de calor solar e reforçar a eficiência energética dos edifícios.
Rui Oliveira apresenta uma das mais recentes novidades, o novo COOL-LITE® XTREME 51/23 e 51/23 II, concebido para maximizar a entrada de luz natural mantendo um controlo solar muito elevado.
“Com uma estética neutra, baixa reflexão luminosa e elevada seletividade, esta solução permite evitar sobreaquecimento mesmo em fachadas de grande dimensão, contribuindo para um desempenho energético mais eficiente ao longo do ano. Ao estar também disponível com base Oraé®, combina desempenho e redução do impacto ambiental”.
Em conjunto, estas soluções “demonstram que a eficiência das janelas não depende apenas do vidro isolante, mas de um sistema completo que integra isolamento térmico, proteção solar, desempenho acústico e redução de emissões. Ao disponibilizar materiais avançados e preparados para os desafios climáticos e regulamentares atuais, a Saint-Gobain Glass contribui para edifícios com maior conforto, menor consumo energético e alinhados com as metas de descarbonização nacionais e europeias”, completa o responsável.



