Madrid foi palco e testemunha do compromisso da Samsung em contribuir para atingir os objetivos do “Acordo Verde” ambicionados pela União Europeia. Na capital espanhola, a marca reuniu os parceiros europeus para partilhar a sua visão estratégica e apresentar os novos sistemas de aquecimento, o Eco Heating Systems – EHS, criados para dar resposta a um mercado crescente no segmento das bombas de calor.
Ao todo, 170 participantes, representando 26 países da Europa, uniram-se no Solutions Days Event, que, acima de tudo, proporcionou a partilha de experiências e a projeção dos próximos desafios numa indústria que, todos os dias, sofre imensas alterações.
A quinta edição deste evento teve como mote ‘Partners in Flow’ e focou-se na importância da colaboração conjunta com os principais parceiros de negócio e na apresentação mais recentes inovações nos sistemas EHS da Samsung.
Ricardo Martins, diretor da Samsung Climate Solutions para Espanha e Portugal, salienta que este é “um mercado em constante mudança, impulsionado por vários fatores, como as alterações climáticas, as regulamentações ambientais, a escassez de energia e as dificuldades económicas”. Mas também, diz este responsável, devido às novas necessidades dos clientes. “Este é o momento certo para a entrada de uma marca disruptiva neste mercado. E essa marca é a Samsung”
O setor da climatização está imerso no que apelida de “uma revolução emocionante”, com o Acordo Verde europeu a desencadear novas políticas e regulamentações, destinadas a responder à ambição da União Europeia de alcançar uma economia neutra em termos climáticos até 2050. Mudanças e iniciativas recentes da UE que estão a acelerar a descarbonização das tecnologias usadas para aquecer os edifícios. “Há um grande estímulo para as pessoas mudarem para bombas de calor com incentivos fiscais reduzidos, como IVA mais baixo. Isso ajudará a UE a dobrar a taxa atual de implantação de bombas de calor, para que nos próximos cinco anos tenhamos um total de 10 milhões de unidades", explicou Ricardo Martins. O desafio, diz este executivo, será fornecer produtos e instaladores suficientes para atingir esse objetivo.
A Samsung lançou o novo EHS Mono HT Quiet, uma bomba de calor de baixo ruído e alta temperatura, ideal para o mercado europeu de renovação residencial, assim como um novo software de seleção de produtos EHS, uma ferramenta online de design de sistemas capaz de recomendar a solução de aquecimento mais adequada em cada projeto.
Na IFA 2022, que decorreu em Berlim em setembro, a Samsung anunciou a sua ambição de se tornar a marca número 1 em eficiência energética e, no evento Climate Solutions Days, mostrou como será a colaboração com parceiros HVAC para alcançá-la.
SmartThings: energia inteligente
Com a ambição de se tornar a marca número 1 em eficiência energética, a Samsung está a combinar a conectividade da SmartThings Energy com a eficiência energética incorporada nos seus eletrodomésticos. Esta plataforma monitoriza os padrões de uso dos utilizadores e fornece dados em tempo real, tornando mais fácil para os consumidores entenderem de que forma estão a consumir energia. Segundo a marca, até 2023, 100% dos principais eletrodomésticos da Samsung terão Wi-Fi e oferecerão o SmartThings Energy como serviço por padrão.