Sustentabilidade e Eficiência Energética para a reabilitação
Atualmente são diversos os caminhos que podem ser seguidos para aumentar o conforto de uma habitação, sem descurar a melhoria da eficiência energética das mesmas. Optar por soluções e energias renováveis é seguramente um caminho sustentável e amigo do ambiente.
As bombas de calor são a solução que mais tem crescido. A sua tecnologia ultrapassa largamente a capacidade de produção energética de combustíveis sólidos, uma vez que permite obter 3 a 5 vezes mais energia do que aquela que é necessária para o seu funcionamento. Altamente eficiente, se combinarmos, esta solução, por exemplo, com painéis fotovoltaicos, poderemos obter uma solução ainda mais sustentável.
Recorrer a energia solar para aquecimento das águas quentes (solar térmico) ou para produção de energia elétrica (solar fotovoltaico) é outra das soluções ideais para a transição energética. Num país com grande exposição solar, este é um recurso que pode e deve ser aproveitado. Com os aumentos de preço da energia que se têm feito sentir, esta é uma solução com cada vez mais procura para tentar reduzir a dependência energética e reduzir à fatura mensal de eletricidade.
Um outro recurso renovável muito utilizado é a biomassa. Optar por equipamentos a lenha ou pellets para o aquecimento das casas e das águas sanitárias é também uma solução muito procurada que traz conforto com um impacto reduzido no meio ambiente.
Qualidade do ar interior
Com as casas em Portugal com maiores índices de isolamento e, por isso, mais estanques, torna-se imperativo fazer a renovação do ar. Neste sentido, implementar sistemas de ventilação mecânica controlada é muito importante. E, para evitar desperdício de energia, optar por uma solução com cruzamento de fluxos é essencial, pois vais eliminar a entrada de ar novo à temperatura exterior. Esta solução pode trazer ganhos superiores a 90%.
Soluções eficientes para água
Da mesma forma que temos que evitar o desperdício energético, devemos igualmente evitar o desperdício de água. Atualmente são muitos os produtos e tecnologias que vêm já equipados com inovações que ajudam neste sentido. Falamos aqui de torneiras e autoclismos, por exemplo, com tecnologias redutoras de caudal. Outra das soluções possíveis é a instalações de depósitos para aproveitamento de águas pluviais para utilização doméstica como, por exemplo, nas descargas das sanitas. No aproveitamento de água existem também soluções inovadoras que permitem tratar a água que chega às torneiras, utilizando a mesma para consumo humano.
SER Sanitop
“SER Sustentável” é o projeto desenvolvido pela Sanitop no âmbito da Sustentabilidade. Nele integra iniciativas internas e externas que têm como objetivo dar um forte contributo para reduzir o impacto ambiental da própria empresa, promovendo simultaneamente soluções e medidas no mesmo sentido. Na sua gama de produtos, a Sanitop procurou desde sempre integrar soluções inovadoras e eficientes. Internamente, tem levado a cabo alterações estruturais e processuais que visam diminuir a sua pegada no meio ambiente. Junto da sociedade e da comunidade procura promover ações e hábitos saudáveis, sustentáveis e eficientes. Anualmente, a Sanitop desenvolve e disponibiliza um relatório de sustentabilidade, procurando, de ano para ano, melhorar as suas métricas.
A Sanitop marca presença em todo o país, proporcionando suporte técnico e comercial aos seus clientes acerca das soluções que comercializa. Com uma vasta equipa de mais de 250 colaboradores, dispõe de técnicos especializados em diversas áreas de produtos, que vão desde os sistemas de instalação, climatização e energias renováveis, ventilação, sanitários, piscinas e tratamento de águas e indústria.