SOLUÇÃO CASA

Sistemas de ventilação são chave para a eficiência energética. “Cada projeto de caixilharia é único”

26/06/2024

É um facto conhecido que devemos ventilar as nossas casas para renovar a qualidade do ar. No entanto, ao fazê-lo de forma tradicional (ao abrir janelas por exemplo) acabamos também por perder alguma eficiência energética, inevitavelmente iremos deixar entrar o frio no inverno e o calor no verão. Mas a incorporação nas janelas de sistemas de ventilação apropriados pode evitar isto.

Por estas razões, segundo a Multi Windows, “é fundamental ter associados às janelas eficientes funções de ventilação que permitam renovar o ar das divisões de forma controlada, minimizando as perdas energéticas”, especialmente em janelas “com uma classificação de permeabilidade ao ar alta, ou seja, muito isolantes”.

Nesses casos, “tipicamente sugerimos ventilação incorporada na caixilharia (como é o caso de grelhas de ventilação), que irá facilitar a implementação da mesma sem ter de recorrer a obras mais extensas”, explica a empresa. No entanto, “dependendo do caso e da escolha do cliente, estas podem ser simples, autorreguláveis, assistidas mecanicamente, etc.”.

Outra das vantagens é que, atualmente, mesmo na sua forma mais simples, estes produtos já trazem filtros incorporados que irão minimizar a entrada de pó e outros alergénios. “Consequentemente teremos um ar mais respirável e saudável nas nossas casas”.

Fabricantes como a Multi Windows abordam estes temas de forma holística, como consultoria em caixilharia. O objetivo da empresa é “permitir ao nosso cliente obter o maior benefício possível ao nível da eficiência energética. Dependendo das necessidades do cliente, e das zonas a implementar caixilharia, diversas soluções acessórias são sugeridas”.

IMAGEM2.png

Uma solução para cada situação 

Nas grelhas simples, é possível controlar o fluxo de ar de forma manual, abrindo e fechando a “válvula” conforme a preferência do utilizador. É uma solução mais económica e que permite ser adaptada a qualquer janela eficiente (no caso das aplicações na folha), mesmo que esta janela já esteja instalada, sendo um serviço que a Multi Windows garante.

A empresa explica que também existem grelhas simples que podem ser aplicadas durante o fabrico, no aro da janela. Já as autorreguláveis funcionam com base na função de pressão atmosférica para permitirem ou não a passagem de ar, mas a sua implementação carece de análise “devido ao seu formato e metodologia de implementação (muitas vezes ficam instaladas por cima da caixilharia, o que irá afetar as dimensões de janela)”.

Já as ventilações assistidas mecanicamente requerem um estudo de obra para serem implementadas, são soluções mais robustas em termos de ventilação, podem ter uma função de pressão positiva, “o pode ser benéfico em muitos casos, mas que obriga a extração noutros locais” do imóvel.

Seja como for, “cada caso é diferente e carece de análise. Na Multi Windows consideramos que cada projeto de caixilharia é único (seja nas suas dimensões ou especificidades), e de acordo com as preferências e necessidades dos nossos clientes, temos uma gama de produtos abrangente e de alta qualidade que permitem solucionar estas questões, garantindo uma eficiência energética superior, focados na estética e no conforto”.

IMAGEM1.png

Relacionados