SOLUÇÃO CASA

NOS Smart Home está “ao serviço do conforto e da eficiência energética”

29/05/2024
Visual_SE_article_Households_2021.png

A popularidade das casas inteligentes tem sido crescente nos últimos anos. Estas habitações são equipadas com tecnologias avançadas, que prometem não só maior conforto, mas também uma utilização mais eficiente dos recursos energéticos, de que é exemplo a NOS Smart Home.

A climatização desempenha um papel central nesse contexto, na medida em que é um dos principais consumidores de energia no dia a dia na habitação. De acordo com os números do Eurostat, é no aquecimento da casa que mais se gasta em termos de consumo de energia, com 64,4% do total, seguido do aquecimento de águas (14,5%) e iluminação e equipamentos elétricos (13,6%) a ocupar o 3º lugar.

A NOS Smart Home, como exemplo de uma solução de casa inteligente, integra numa única plataforma a possibilidade de controlar o ar condicionado, os estores elétricos, o piso radiante, toalheiros, mas também a iluminação, garantindo a sua utilização de forma eficiência, minimizando os desperdícios e potenciando ambientes agradáveis e sustentáveis.

Regras de automação: fácil configuração no dia a dia e com impacto na redução dos custos energéticos

É através das regras de automação que as casas inteligentes potenciam a redução de custos na fatura de energia e, consequentemente, a eficiência energética. Para ser possível retirar o máximo proveito das casas inteligentes, é fundamental que seja fácil para o proprietário criar, alterar e ajustar as regras de automação ao seu caso, adaptando às rotinas do dia a dia, sabendo que as mesmas também evoluem com as fases de vida de uma pessoa.

A NOS Smart Home assenta no princípio de que a interface tem de ser fácil de usar, até por uma criança. A criação ou alteração das regras de automação na aplicação NOS Alarme Inteligente conseguem ser feitas de forma autónoma, sem necessidade de chamar um técnico ou responsável pelo projeto, existindo adicionalmente a alternativa do apoio neste processo pela NOS, através das linhas de apoio a cliente.

Da conjugação de regras e cenários, que definem como e quando os dispositivos devem funcionar, resulta mais eficiência e poupança. Segundo a Associação Espanhola de Automação, as regras de automação podem contribuir até 30% de poupança no consumo energético. Adicionalmente, é possível a monitorização do consumo de energia, de acordo com a fonte de consumo e isso proporciona insights sobre o gasto, permitindo ajustes às regras para otimizar ainda mais a eficiência.

Exemplos de regras de automação no contexto da climatização

Estores: Descer os estores a determinada hora do dia para conservar temperatura natural, por exemplo, às 17h para chegar a casa e encontrar um ambiente mais agradável não precisando ligar o aquecimento.

Ar condicionado: Se determinada divisão não tem movimento detetado pelos sensores ou saiu de casa porque alarme foi ligado, então desligar o ar condicionado.

Piso radiante: Desligar o piso radiante, a determinada hora, de forma individual por divisão para ao deitar não ficar esquecido e consequentemente ligado até ao dia seguinte.

Toalheiros: Ligar o aquecimento dos toalheiros a determinada hora, antes dos banhos da manhã ou da noite.

Conf Cenarios_Imagem3_PT.png

Conf regras_imag2.jpg

conf regras_imag4.jpg

NOS Smart Home: Uma casa inteligente, eficiente e sustentável

De acordo com a NOS, “a climatização eficiente e a automação são pilares fundamentais das casas inteligentes”. O controle inteligente de estores, ar condicionado e piso radiante “não só melhora o conforto de quem habita nestas casas, mas também contribui significativamente para a redução do consumo de energia e dos custos associados. A solução NOS Smart Home agrega a funcionalidade da climatização, entre outras, garantindo uma nova forma de vivência em casa”.

Com a contínua evolução das tecnologias, “as casas inteligentes podem tornar-se cada vez mais eficientes e acessíveis, oferecendo soluções inovadoras para um mundo mais sustentável, indo ao encontro das exigências que o futuro nos apresenta”, segundo a NOS.

Logo_NOSSH (1)1.jpg

Relacionados