SOLUÇÃO CASA

Soluções de vidro ao serviço da descarbonização e da eficiência energética

30/04/2025

Atualmente, palavras como a descarbonização e eficiência energética estão na ordem do dia. E sendo responsável por 37% das emissões globais anuais de CO2 - devido, sobretudo, aos edifícios e à produção de materiais de construção -, o setor da construção é uma das indústrias que mais impacto têm nesta matéria.

A Saint Gobain Glass defende que “é urgente que as empresas assumam um papel ativo no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e métodos de construção mais sustentáveis que ajudem a transformar este setor”, afirma Rui Oliveira, diretor de Operações na Saint-Gobain Glass.

A empresa aposta no desenvolvimento de soluções disruptivas no domínio do vidro e das suas várias aplicações, como as janelas, permitindo que os seus clientes reduzam significativamente o seu consumo de energia e a sua pegada ambiental. Destaca o Climalit® ORAE®, o primeiro vidro no mundo com emissões de carbono mais reduzidas. Composto por 70% de vidro reciclado (casco), apresenta uma redução de aproximadamente 40% na pegada de carbono, em relação à média europeia de produção de vidro base.

E quando combinado com os vidros de capa, o Climalit® Oraé® proporciona um melhor controlo solar e um melhor isolamento térmico, contribuindo efetivamente para uma poupança de energia e maior conforto no Verão e no Inverno.

“Estas são características essenciais para a eficiência energética dos edifícios, numa altura em que, por um lado, as alterações climáticas impõem uma resposta urgente e, por outro lado, se estima que entre 1,1 e 2,3 milhões de portugueses vivam em situação de pobreza energética moderada, e entre 660 e 680 mil em pobreza energética extrema*”, refere Rui Oliveira. 

A este nível, o recém-lançado Climalit® COOL-LITE® SKN 175 - com controlo solar altamente seletivo - vem responder à procura do setor por soluções mais sustentáveis, através da redução do consumo de energia e das emissões de CO2. A sua elevada transmissão luminosa, aliada a um baixo fator solar, respondem às regulamentações mais rigorosas de poupança energética.

Assim como os outros vidros da gama, o Climalit® COOL-LITE® SKN 175 está disponível em vidro base ORAÉ® e dispõe de Declaração Ambiental de Produto (DAP), um contributo significativo para a avaliação positiva dos sistemas de certificação ambiental dos edifícios, entre os quais os sistemas BREEAM e LEED.



* Estimativas avançadas pela Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050.

Relacionados