EMPREENDIMENTOS

ADRIPARTE: Projetos de excelência no setor residencial e de escritórios

Com um legado histórico na indústria da construção, que remonta ao início da década de 1950, a Adriparte é composta por um corpo diretivo com mais de quatro décadas de experiência consolidada, bem como por profissionais dotados de formação sólida e vasta experiência profissional. A empresa de private equity realizou, ao longo dos anos, investimentos de relevo em áreas que englobam as energias renováveis, o mercado imobiliário e a construção.

As operações estenderam-se para além das fronteiras nacionais, abrangendo Espanha, Roménia e Brasil. No entanto, é no setor da construção que se encontra a raiz identitária da Adriparte, onde desempenha um papel proeminente enquanto promotora imobiliária, equity partner ou fornecedora de soluções de investimento imobiliário. No mercado português, os projetos da Adriparte centram-se no setor residencial e escritórios de alto padrão, com particular interesse na reabilitação de edifícios nos centros históricos das cidades de Lisboa e Porto. O objetivo principal não é apenas criar propriedades luxuosas, mas sim desenvolver espaços contemporâneos que, além de proporcionarem conforto e segurança modernos, também preservem harmoniosamente o carácter, a história e o encanto dos edifícios originais. Os projetos Alure e Alfândega 80, no setor residencial, e o Mutual, no setor de escritórios, são disso exemplo ilustrativo.

ALURE: A HISTÓRIA CONTINUA, COM NOVOS OCUPANTES

No coração histórico da cidade de Lisboa, em pleno Chiado, o Alure é fruto de uma obra de reabilitação urbana de um edifício tipicamente pombalino. Desenvolvido pela Aliança Atlântica Ativos, o edifício situa-se no cruzamento da Rua do Alecrim e da Rua de São Paulo, com fachada para estas duas ruas e ainda para as escadas da Travessa do Alecrim. Três frentes, uma raridade. No interior, propõem-se 14 apartamentos de tipologias variadas, entre o T1 e o T3 duplex. De áreas generosas – entre 88 a 204 metros quadrados – os apartamentos primam pela luminosidade, marcados pela presença das grandes janelas das fachadas.

Optando pela demolição e construção de estrutura nova, que permitisse responder de forma inquestionável às exigências atuais de conforto e segurança, o projeto adapta-se às fachadas que se mantiveram, procurando a dimensão adequada para cada espaço, adaptando-se de forma natural à pré-existência, como se sempre tivessem sido assim. Duzentos e cinquenta anos decorridos desde a sua construção, a história, bem patente nas suas paredes, continua com novos ocupantes.

ALFÂNDEGA 80: UM LUGAR, VÁRIAS VISITAS

Situado na zona ribeirinha do Porto, o Alfândega 80 é um edifício residencial de aura nobre e elegante, que oferece uma vista privilegiada para os postais vivos mais belos do Porto, por mérito do Rio Douro, a Ponte D. Luís I, a antiga Ponte Pênsil D. Maria II, entre outras. O Alfândega 80 dispõe de seis distintos apartamentos, cada um com carácter muito próprio, distribuídos por quatro pisos e divididos por tipologias de T1 a T2 com áreas de 54 a 126 metros quadrados. Combinando elementos arquitetónicos contemporâneos com traços da linguagem original do edifício, o “Alfândega 80”, que se destaca na rua histórica que lhe empresta o nome, releva-se entre um charmoso conjunto de fachadas de um segmento da cidade virado ao Douro.

MUTUAL DESPERTA NOVOS HORIZONTES PARA ESCRITÓRIOS DE CLASSE “A” NA INVICTA

Visando dar resposta a um défice visível na oferta de espaços para escritórios de classe “A” na Invicta, o projeto Mutual situa-se no cruzamento de duas importantes ruas da cidade do Porto, a Rua do Campo Alegre e a Rua Gonçalo Sampaio, zona prime de escritórios do Porto, Boavista CBD. Tendo a incorporação do ESG como elemento basilar na intervenção proposta, o edifício será reformado para criar cerca de 10.000 m² de acomodações de escritório que atendam às mais exigentes necessidades de saúde e bem-estar no local de trabalho moderno. O Mutual é um projeto liderado pela Osborne+Co, atuando a Adriparte tanto como equity partner como parceiro no apoio ao desenvolvimento do projeto.

A Adriparte tem particular interesse na reabilitação de edifícios nos centros históricos das cidades de Lisboa e Porto

Relacionados