EMPREENDIMENTOS

Sustentabilidade e eficiência energética: Os imperativos da SOLYD

Na SOLYD, a sustentabilidade é um pilar essencial. Não só como promotora imobiliária que incorpora nos seus projetos soluções energeticamente eficientes, como que promove construção nova, moderna e de qualidade, com menor impacto ambiental e com características únicas e uma relação qualidade-preço que se destaca no mercado imobiliário. Estima-se que os imóveis sejam responsáveis por cerca de 40% das emissões de carbono a nível global e o setor imobiliário começa a dar os primeiros passos no desenvolvimento de estratégias sustentáveis. Comprometida a fazer a diferença no setor, a SOLYD tem vindo a implementar junto da sua estrutura e nos projetos imobiliários as boas práticas de Environmental, Social and Governance (ESG). Em cada projeto, a SOLYD procura sempre utilizar soluções tão sustentáveis quanto possível, tendo em conta as especificidades do projeto, desde a escolha dos materiais à preferência por fabrico nacional ou parcerias que permitam parcerias que permitam a otimização do impacto ambiental de cada projeto. Paralelamente, uma das principais preocupações é garantir a localização dos empreendimentos em zonas com infraestruturas e acesso a transportes, envolvidas por espaços verdes que permitam e contribuam para o bem-estar dos clientes.

Projeto ALTEAR

O projeto ALTEAR é um destes exemplos. O primeiro empreendimento de grande escala da SOLYD de construção nova, na Alta de Lisboa, com 10 edifícios, 536 apartamentos de tipologias T1 a T5 e 29 lojas. O projeto está rodeado por um lago, próximo de um vasto leque de serviços (supermercado, farmácia, ginásio, cafés, entre outros) e de uma larga oferta de escolas públicas e privadas. Próximo do Parque da Quinta das Conchas, de 2 estações de metro, do aeroporto e do Eixo Norte/Sul e 2ª Circular. Para além de todos os apartamentos possuírem luz natural, configuração elegante, materiais criteriosamente selecionados de acordo com o seu impacto ambiental, possuem também uma elevada certificação energética. Os edifícios do ALTEAR têm um excelente conforto térmico e acústico, fruto da utilização de caixilhos e vidros com elevado desempenho e de um excelente nível de isolamento em fachadas, cobertura e áreas comuns, sempre com os mais altos padrões de qualidade. Da mesma forma, os sistemas de aquecimento de águas de elevado rendimento com apoio de painéis solares e os sistemas de climatização e ventilação com elevada eficiência contribuem para a certificação energética obtida. Com o objetivo de promover a mobilidade verde, a SOLYD oferece a todos estes clientes uma trotinete elétrica e um capacete, para que desfrutem dos espaços verdes e envolvente do projeto. Em apenas três anos desde o lançamento do ALTEAR, dois edifícios estão concluídos e habitados (LAGO ALTEAR A e B), três edifícios estão em fase final de conclusão (LIFE, VISTA e PARQUE ALTEAR) e os restantes cinco edifícios estão a avançar a bom ritmo na construção (PANORAMA, AVENIDA, LAGO C e JARDINS ALTEAR I e II). Durante este ano, foi lançado o JARDINS ALTEAR (com duas fases) que é o último projeto da 1ª fase do ALTEAR.

A SOLYD estabeleceu também três parcerias estratégicas para o ALTEAR que irá estender a todos os projetos, e que materializam esta preocupação com a sustentabilidade. A parceria com a EDP Comercial para incorporar as soluções “EDP Mobilidade Elétrica” nos mais de 2.000 lugares de estacionamento privados em desenvolvimento, estando a ser assegurada a pré-instalação para o carregamento de veículos elétricos, com um sistema inteligente de gestão da potência disponível. Com a parceria com os CTT, a instalação de cacifos Locky, permite a recolha de encomendas em qualquer horário e dia, diminuindo assim a dispersão de veículos de entrega em ambiente urbano. E, com a parceria com a GROHE, a utilização de equipamentos com elevada eficiência ajuda a economizar até 70% do consumo da água, preservando a experiência na utilização. Tudo isto para garantir um futuro mais amigo do ambiente.

Projeto MIREAR

Outro exemplo de construção nova é o projeto multiusos de grande escala MIREAR, em Miraflores, que obedece igualmente a exigentes critérios de sustentabilidade. Ladeado pelo Parque Florestal de Monsanto e pelo Parque Urbano de Miraflores, próximo do passeio marítimo de Algés, do rio Tejo e das praias da linha de Cascais, é composto por 426 apartamentos divididos por 5 edifícios residenciais e 1 edifício de escritórios com 24.000 m2 de área bruta de construção para o desenvolvimento de espaços de trabalho e ainda 23 espaços comerciais. Viver e trabalhar no MIREAR é estar próximo de um vasto leque de serviços e comércio, combinando as sedes de empresas à proximidade a supermercados, centros comerciais, mercados, farmácias, cafés, esplanadas, restaurantes, ginásios, escolas, serviços de saúde, entre outros. Com excelentes acessos rodoviários (A5, CRIL e CREL), conta igualmente com uma rede de transportes públicos, que inclui autocarros, comboio e elétrico, potenciando uma vida mais amiga do ambiente. No MIREAR os materiais foram criteriosamente escolhidos: eletrodomésticos de marca de referência e com elevado desempenho energético, sistema de climatização de elevada eficiência, casas de banho com louças e torneiras de marcas de referência como a GROHE, paredes com isolamento térmico e acústico, janelas com caixilhos de alumínio com corte térmico e vidro duplo de elevada performance que contribuem para um extraordinário conforto térmico e acústico e que asseguram elevada eficiência energética em todos os apartamentos. Dos 6 edifícios, a SOLYD tem atualmente dois em construção e comercialização, o TERRACES MIREAR Blocos A e B. Nos próximos meses, serão lançados três edifícios residenciais e o edifício de escritórios.

Projeto VILLA UNIKA

Na linha de Cascais, com um posicionamento mais exclusivo, o VILLA UNIKA, é um condomínio com 16 apartamentos únicos no Monte do Estoril com uma vista deslumbrante sobre o mar. Tal como noutros projetos da SOLYD, foram incorporadas soluções sustentáveis. Exemplo disso é o Water System (GROHE Blue Home) instalado nas cozinhas que assegura a purificação da água, através de filtragem em várias fases, permitindo obter não só água fresca como também gaseificada, tendo dois canais internos isolados, onde a água não se mistura, garantindo a máxima qualidade. Esta solução é extremamente eficiente, sendo que para produzir um litro de água filtrada é necessário apenas um litro de água, enquanto no método tradicional de engarrafamento são utilizados cerca de sete litros.

A importância da sustentabilidade para a SOLYD tem vindo a ser materializada em todos os empreendimentos desde a sua fundação, que se iniciou com projetos de reabilitação e que culminou com o primeiro reconhecimento - o projeto Aguiar 84 em Lisboa recebeu, em 2020, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de “Eficiência Energética”. Este ano, a SOLYD foi reconhecida com três prémios com o projeto VALRIO I que resulta de uma parceria com a Habitat Invest. Primeiro, no SIL 2022 (Salão Imobiliário de Portugal), depois nos Prémios Expresso/SIC Notícias ambos na categoria de Sustentabilidade/Eficiência Energética e, mais recentemente, nos Prémios Construir’22 como “Melhor Edifício Residencial”. Sustentado neste reconhecimento, o principal objetivo da SOLYD é continuar a aumentar a oferta de construção nova às famílias portuguesas, respondendo às tendências e exigências mais atuais de urbanismo e de construção sustentável.

Projeto ALTEAR

Projeto MIREAR

Projeto VILLA UNIKA

Relacionados