EMPREENDIMENTOS

O Utopia reside em Melides

No nosso projeto de Melides procurámos ser diferenciadores e inovadores, desde a conceção, até à construção, tendo sempre por base o ecossistema onde está inserido. Por ser notavelmente inovador, temos a ambição que este projeto venha a ser uma referência pelo seu conceito, para isso, a Vogue Homes criou uma curadoria de arquitetos para a conceção das 230 casas que irão compor o UTOPIA e cujo Master Plan ficou a cargo da OODA e AFR Arquitectos. É portanto um projeto cuja orientação estratégica assenta em princípios e fatores como o conforto, a sofisticação aliada à inovação, a eficiência energética e a diferenciação do design, tendo sempre presente e por princípio a preservação da natureza e a valorização ambiental e cultural.

O Utopia é, desta forma, um projeto onde a sustentabilidade vai além das questões ecológicas, onde se procura conciliar o desenvolvimento com a preservação ambiental, a coexistência com os ecossistemas, sem provocar a destruição destes, conferindo-lhes a capacidade de os mesmos se regenerarem quando de uma intervenção mais intrusiva, mas esta é apenas a visão ecológica da sustentabilidade.

A Vogue Homes tem como grande aspiração que este seja um empreendimento com elevado grau de sustentabilidade, indo muito para além das questões meramente ecológicas, uma vez que o conceito sustentabilidade assenta em várias bases, as quais desenvolveremos mais à frente.

LOCALIZAÇÃO

O Utopia estará localizado no Litoral Alentejano, Concelho de Grândola, apenas a cinco quilómetros da praia da Aberta Nova, numa área de beleza singular rodeada de pinheiros e sobreiros que está abrangida pelo Programa Natura 2000. Esta região é a última faixa de costa atlântica protegida em todo o Sul da Europa, que oferece uma única praia de areia branca que se estende por mais de sessenta e cinco quilómetros, abrigada por dunas inalteradas. A propriedade também fica muito perto da Vila de Melides, uma comunidade aprazível que oferece restaurantes acolhedores, comércio tradicional e outros serviços adicionais.

É sem dúvida uma região de notável beleza e de cultura autêntica que nos proporciona uma fuga encantadora ou um reencontro com a nossa verdadeira forma de estar.

MASTER PLAN

O objetivo será realizar um empreendimento de alto padrão, diferenciador, eco-friendly dotado de grandes áreas de paisagem natural.

O projeto que conta com uma Curadoria de arquitetos nacionais e internacionais e contempla a construção de dois lagos enquadrados numa propriedade com 168 hectares, ao redor dos quais serão projetados diferentes conceitos de villas, usufruindo todas elas de piscinas e de amplas áreas verdes privadas.

O propósito maior deste plano é a realização de um empreendimento distinto e de alto padrão, que possibilite uma experiência profunda e em harmonia com a Natureza.

O sistema construtivo está a ser desenvolvido numa parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) que permitirá erguer uma residência equipada com a mais moderna tecnologia e elevados níveis de eficiência acústica e energética e um alto padrão de qualidade, no prazo de apenas 8 meses,

Utopia é um projeto que ambiciona um elevado grau de sustentabilidade (energia circular) com um plano de desperdício e de carbono zero, através da criação de centrais de biomassa para produção de energia e aproveitamento de águas residuais para reutilização em regas. Os painéis fotovoltaicos serão instalados no interior dos próprios lagos, oferecendo uma paisagem mais limpa e em harmonia visual com a Natureza envolvente. Para possibilitar uma ligação ainda mais profunda com esta Natureza o Utopia está a desenvolver um programa de vida selvagem autóctone no interior do empreendimento, como cavalos selvagens, gamos, esquilos, patos, entre outros animais dóceis, capazes de cultivar uma ligação com os habitantes.

LOW 0127_Melides_PlantaGeral_Atual.jpg


SUSTENTABILIDADE
Um compromisso de sustentabilidade a todos os níveis.

Ambiental e Ecológica.

Preocupação com condições de produção e de consumo conscientes, respeitando os limites biológicos de recuperação do ecossistema e prevendo a implementação de medidas de compensação ambiental em caso de necessidade.

Económica

Planeando um empreendimento de impacto mínimo no ecossistema onde vai ser inserido, visando uma redução do consumo dos recursos naturais, contudo sem comprometer o desenvolvimento e a satisfação das necessidades dos seus habitantes, através da criação de sistemas integrados de energias renováveis e amigas do ambiente.

Social

Promovendo ações de responsabilidade social com infraestruturas que permitam o desenvolvimento económico e social da população local, de forma continuada e sustentada. Criando um diálogo positivo com a comunidade envolvente, que irá agregar e trazer benefícios, como a recuperação e manutenção das tradições culturais, as artes e costumes locais.

PROGRAMA IMOBILIÁRIO

O projeto UTOPIA ambiciona tornar-se uma referência do género pelo seu conceito diferenciador. Neste sentido foram identificadas a pedras basilares a serem priorizadas pelo programa imobiliário, tendo na sua génese princípios como o conforto, a preservação da natureza e a valorização ambiental e cultural.

Foi portanto a partir destes valores que se desenvolveu toda a estratégia programática do Utopia, que se concretiza em habitações unifamiliares implantadas em lotes de terreno individuais, circundados por grandes zonas verdes de paisagem autóctone protegida.

SOBRE O AMBIENTE: CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO

  • Implementação de medidas de conservação.
  • Controlo de espécies invasoras.
    • Proteção da fauna e da flora autóctone.
    • Manutenção do ecossistema.
  • Gestão de Matos e Limpeza arbórea. • Diminuição dos riscos de incêndios.

PAISAGEM

  • Arquitetura integrativa.
    • Seleção criteriosa de materiais.
    • Recuperação do património edificado

RECREIO

  • Percursos para passeios pedestres.
    • Casas na Árvore para recreio e observação de aves.
    • Ciclovias e hortas biológicas.
    • Locais para compra de artesanato local.
    • Locais para compra de bens gastronómicos típicos da região.

CURADORIA DE 6 ARQUITECTOS

Um ecossistema de talento, para desenhar um projeto sonhado.

Carvalho Araujo.jpg

Carvalho Araújo

Braga, 1961

É um dos nomes mais consagrados da arquitetura nacional e, com mais de 20 anos de sucessos, é o rosto do atelier Carvalho Araújo, sediado em Braga e o responsável por vários projetos icónicos no Minho e no Brasil: a Galeria Mário Sequeira, o gnration e a Casa do Gerês são apenas alguns dos exemplos.

Ooda.jpeg

OODA

Matosinhos, 2011

OODA é um estúdio de design de arquitetura com sede no Porto que se dedica a criar e sugerir projetos e ideias inovadoras. Tenta combinar a filosofia de design sofisticada com pensamentos de tecnologia avançada na exploração da arquitetura contemporânea, de forma pró-ativa, combinada com uma abordagem teórica de vantagem competitiva para a prática.

Rebelo de Andrade.jpeg

Luís Rebelo de Andrade

Lisboa, 1953

Antes de enveredar definitivamente pela arquitetura quis ser escultor, e a paixão pela escultura ter-lhe-á́ legado uma compreensão própria e distintiva do lugar da arquitetura na paisagem Luís e o seu atelier nutrem uma profunda preocupação pela pegada visual e ecológica dos projetos usando novos materiais e tecnologias do modo mais sustentável possível.


Atonio Fernandes Rodrigues.jpeg

António Fernandes Rodrigues

Lisboa, 1958

É o CEO da AFR architects e forma- do em Arquitetura e Planeamento urbano pelo IST. Possui uma vasta experiência no ramo da arquitetura e design urbano. Considera que cada projeto é uma ocasião para colocar a experiência global ao serviço dos contextos locais, respeitando a forma como as pessoas vivem e trabalham.

Antón Garcia Abril.jpeg

Antón Garcia Abril

Madrid, 1969

É o fundador do Ensamble Studio, onde desenvolve a sua atividade profissional. A sua prática profissional caracteriza-se pela procura da aplicação arquitetónica da experimentação estrutural e conceptual. Seu trabalho é baseado na constante exploração das qualidades estruturais e espaciais dos materiais arquitetónicos.


Eric Goraieb.jpeg

Eric Goraieb

Barcelona, 1963

Eric Goraieb é um arquiteto originário de Barcelona, fundador e Manager Director da Philer Leading Properties. Tem uma vasta experiência em Planeamento de Projeto, Design de Interiores e Estratégia. Ao seu talento natural para pensar o espaço, junta o facto de ser também artista plástico com exposições na Stir Gallery em Shangai.

Relacionados