Abertas as inscrições para o Prémio Jovens Arquitectos

14/02/2023
Abertas as inscrições para o Prémio Jovens Arquitectos

Estão abertas até 8 de março as inscrições para a segunda edição do Prémio Jovens Arquitectos (PJA), uma iniciativa da Vida Imobiliária em coorganização com os arquitetos Marco Roque Antunes, Paulo Serôdio e Paulo Durão, mentores do podcast Arquitectura Agora.

Parte da programação da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que se realiza de 29 a 31 de março, este prémio tem como objetivo promover e premiar uma nova geração de jovens arquitetos, nomeadamente profissionais com menos de 40 anos que pelo seu trabalho impactam a vida das pessoas e dos espaços envolventes, evidenciando a arquitetura como elemento transformador da cidade e da sociedade.

Podem concorrer profissionais com inscrição em vigor na Ordem dos Arquitectos e com idade inferior a 40 anos, a 31 de dezembro de 2022, inclusive. A concurso devem apresentar um projeto, da sua autoria, construção nova ou reabilitação urbana, concluída entre 1 de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2022.

Os Finalistas e o Vencedor serão selecionados por um júri independente e imparcial, profissionais dedicados à arquitetura, também eles com menos de 40 anos. Em 2023, o painel de jurados é composto pelos arquitetos Patrícia Robalo (Presidente do Júri), António do Fundo Ferreira (vencedor da edição de 2022 do PJA) e Mário David Serrano. O júri é assessorado pelos curadores desta iniciativa, os arquitetos Marco Roque Antunes, Paulo Serôdio e Paulo Durão.

Durante a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, estará patente na Fábrica Lx, no Lx Factory, uma exposição de apresentação dos finalistas. O vencedor será conhecido durante o evento.

O site do Prémio Jovens Arquitectos disponibiliza toda a informação e regulamento da iniciativa. As inscrições estão abertas, e prolongam-se até 8 de março.