Abertas as inscrições para a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

08/03/2023
Abertas as inscrições para a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Já estão abertas as inscrições para a décima edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que se vai realizar de 29 a 31 de março.

Gratuito e aberto à cidade e à comunidade, o evento vai realizar-se novamente no LX Factory, em Alcântara. A agenda será dinamizada por 12 conferências plenárias, que mobilizam mais de 100 oradores, que se vão debruçar sobre alguns dos principais temas da atualidade do imobiliário e da construção. A simplificação do licenciamento urbano, os desafios e oportunidades do mercado de arrendamento ou as novas centralidades de Lisboa estarão em destaque, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, já confirmou a sua presença a 31 de março.

Este ano, ganham destaque os Bairros de Lisboa, que se quer afirmar como “cidade dos 15 minutos”. Também a economia circular, a sustentabilidade, as comunidades energéticas ou a captação e retenção de talento na cidade estarão sob os holofotes, sem esquecer o equilíbrio entre habitação e turismo em Lisboa.

Palco de excelência para o debate da habitação

A expetativa em torno da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa é grande, numa altura em que a sociedade discute os problemas da habitação, com o período de consulta pública do programa “Mais Habitação”, recentemente apresentado pelo Governo, a decorrer.

O tema será transversal à agenda de conferências, mas ganha protagonismo em conferências como “Lisboa - As novas centralidades e oportunidades de investimento”, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, pela APPII e pela VI. Serão discutiras as transformações urbanas que vão revolucionar e criar os novos bairros de Lisboa. Importa perceber quais as oportunidades de desenvolvimento urbano que surgem agora para o investimento, seguindo a visão da “cidade dos 15 minutos”. Os bairros estarão também em destaque na sessão “As pessoas no centro do bairro – uma visão social e inclusiva”, organizada pela CML, pela SCML e pela VI, que se vai focar nos projetos âncora que promovem a sustentabilidade social e uma sociedade inclusiva com mais qualidade de vida para todos.

A sessão “Há vida no bairro – o equilíbrio de habitar e do turismo”, também organizada pela CML e pela VI, em conjunto com a AHP, vai centrar-se no equilíbrio da habitação com o turismo, na gestão da pressão urbana que causa, e nas soluções que podem trazer vida aos bairros sem os descaracterizar, assegurando qualidade de vida e dinamismo económico.

Por outro lado, o arrendamento será o foco da conferência “Arrendamento urbano para todos – As políticas públicas e o exemplo espanhol”, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, pela ALP e pela VI. O exemplo espanhol de arrendamento acessível será analisado numa altura em que urge ativar este mercado em Portugal, depois de várias políticas públicas não terem ainda surtido o efeito desejado. Importa perceber o que se pode mudar, e como, para criar um verdadeiro mercado de arrendamento.

Jovens Arquitectos são distinguidos com prémio dedicado

Um dos pontos altos da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa será a cerimónia de entrega do Prémio Jovens Arquitectos.

Depois de ter recebido mais de 40 candidaturas no ano passado, nesta segunda edição o Prémio Jovens Arquitectos quer premiar o trabalho de arquitetos com menos de 40 anos, que se distingam pela sua inovação. Os vencedores serão conhecidos a 29 de março, e serão convidados a mostrar os seus trabalhos no espaço Inova(RE).

Inovação em destaque no espaço Inova(RE)

No maior espaço expositivo do evento até hoje, estará novamente incluído o cluster Inova(RE), que dará palco à inovação e ao empreendedorismo, à digitalização aplicada ao imobiliário e à construção, incluindo novos e inovadores materiais e também novos talentos da arquitetura e engenharia.

A iniciativa conta com o apoio institucional da Portugal Ventures e curadoria de Ricardo Luz, empresário e business angel. Aqui se vão reunir start-ups inovadoras, investidores e potenciais clientes, num espaço privilegiado para o networking e para os negócios, onde os investidores se podem aproximar das ideias inovadoras de quem procura capital e acesso ao mercado.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa é organizada pela vida Imobiliária, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em colaboração com as principais ordens profissionais e associações da fileira da construção e do imobiliário. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram, Ecociaf, Reynaers Aluminium, Saint-Gobain, Schneider Electric e Tecofix alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se a A400, Avenue, Caixiave, CBRE|Neoturis, CIN, Consentino, EastBanc, Grupo SanJose, Mapei, Morais Leitão, PLMJ, Reify, Savills, Schluter Systems, Smeg, Uponor, Valchromat, Victoria Seguros, Viroc e Vogue.

Nos Patrocínios Institucionais alinham a ADENE, ALP, APEGAC, APEMIP, APPII, CPCI, IHRU, IMPIC, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Engenheiros Técnicos e Ordem dos Arquitectos. Os Apoios Institucionais cabem à ACAI, AHP, APFIPP, CLUSTER HABITAT SUSTENTÁVEL, GECoRPA, Portugal Ventures, RICS, SIL, ULI Portugal e WIRE Portugal.

Mais informações podem ser encontradas na página oficial do evento, onde pode também ser feita a inscrição.